sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Com a fila por vagas em creches zerada, secretário de Educação detalha a vereadores o trabalho realizado



Presidente Rubens Nunes e vereadores Márcio Melle, Ana Genezini e Paulinho Palmeira se reuniram com o secretário
Na manhã dessa quinta-feira, 11, o presidente da Câmara, Rubens Nunes (PR), e os também vereadores Márcio Melle (PSB), Ana Genezini (PTB) e Paulinho Palmeira (PSB) se reuniram com o secretário de Educação, Luis Fernando de Biasi, para conhecer a fundo o trabalho desenvolvido pela Pasta para zerar a fila de espera por vagas nas creches municipais, um feito histórico, inimaginável para a grande maioria dos municípios brasileiros.
Com 3.162 alunos matriculados na educação infantil (de 0 a 5 anos), sendo 1.038 destes só nas creches (de 0 a 3 anos), a Secretaria de Educação conseguiu sanar um dos problemas que mais assolam a educação em todo Brasil.
Para atingir esse objetivo, a Secretaria pôs em prática um planejamento baseado na otimização dos profissionais e da estrutura física da rede municipal, e em um bem trabalhado reajuste de vagas por nível de faixa etária, na qual a carência de vagas em determinados períodos foi compensada pelo número de vagas abertas em outro.
Desde abril a Prefeitura contratou 86 auxiliares de educação, ação fundamental para que a municipalidade pudesse atender um maior número de alunos sem ferir as premissas do Ministério da Educação – MEC.
A União estipula que deve haver um professor para cada 6 a 8 crianças de um ano de idade, um para cada 15 alunos de 2 a 3 anos, e um profissional para 20 alunos de 4 a 5 anos. Com a contratação dos novos auxiliares, a Secretaria de Educação disponibilizou educadores para o número máximo de alunos por faixa etária previsto nos parâmetros do MEC, pois assim, mesmo com as faltas diárias de matriculados o atendimento ainda se mantém dentro do índice.
A contratação desses profissionais, somada ao reajuste de vagas por faixa etária possibilitou a matricula de novos alunos, zerando de vez as filas por creches. Só no mês de outubro, por exemplo, ainda havia 216 crianças esperando por vagas.
Ao falar da aplicação prática desse trabalho, o secretário fez questão de destacar a atuação das diretoras de cada uma das unidades de educação de rede municipal, que abraçaram a causa acompanhando e orientando os educadores, o que as tornou peça fundamental para o sucesso da medida.

“Esse grandioso trabalho é fruto da visão do atual secretário e também do empenho de cada um dos profissionais da Pasta, que se dedicam de corpo e alma aos alunos da rede municipal; como representantes da população é gratificante ver que nossas crianças estão matriculadas. Nós sempre estivemos presentes em diversos debates com o Poder Executivo, em especial com a Secretaria, a fim de disponibilizar mais creches para as nossas crianças, possibilitando que as mães possam trabalhar para complementar a renda familiar, o que é necessário em uma cidade cara como Vinhedo”, afirmaram os vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário