quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Cartão cidadão é motivo de debate na Câmara Municipal






É obrigatória a comprovação de residência ao Cadastro Único do Cidadão e obtenção do Cartão Cidadão. Para comprovar o endereço é exigida a apresentação dos documentos comprobatórios de residência

A homologação do Cadastro Único do Cidadão (CUC), necessário para obtenção do Cartão Cidadão, hoje representado pelo Cartão SUS, marcou as discussões da noite desta segunda-feira, dia 10, durante a 78ª Sessão Ordinária.
Na pauta, os vereadores aprovaram sete Moções; Aplausos aos vencedores da 20ª edição do Festevi; Aplausos à Isadora Rodrigues Stavale que representou Vinhedo no Salão de Artes Visuais de Santa Bárbara D’oeste; Congratulações à Silvana Valentim, diretora do Centro de Educação Infantil Marquês de Rabicó pelo Dia Nacional da Alfabetização; Aplausos à equipe de natação PCD de Vinhedo pela conquista de seis medalhas na 2ª etapa do Circuito de Natação para pessoas com deficiência em Atibaia; Aplausos à Secretaria de Esportes e Lazer pela Copa Vinhedo de Futebol de Base com as finais realizadas no  dia 1º de novembro; Aplausos à Secretaria de Transportes e Defesa Social em comemoração aos 10 anos do efetivo exercício da ROMU; Apelo ao prefeito Jaime Cruz para revisar as exigências para efetivação dos cartões SUS.
 Nas 12 Indicações, destaque para Val Souza (PTB) que pede a instalação de aparelhos de ar condicionado nas escolas e creches municipais; Ana Genezini (PTB) e Paulinho Palmeira (PSB) pedem a instalação de parques infantis acessíveis para crianças com deficiência nos mesmos moldes do projeto apresentado pela AACD.

Explicação Pessoal

Para dar início à fase da Explicação Pessoal da 78ª Sessão Ordinária, o Presidente do Legislativo, vereador Rubens Nunes (PR) utilizou a Tribuna. “Pela imprensa local tivemos a notícia de que a Prefeitura notificará por SMS as pessoas que agendam consulta na rede municipal. Conversando com o Secretário de Saúde, soube que 40% das pessoas não comparecem às consultas e deixam a oportunidade para os que estão na espera, de ocupar aquele horário disponível”. 
Na opinião de Rodrigo Paixão (PSOL), há um excesso de burocracia para emissão do cartão SUS. “O primeiro problema identificado pela CPI é de que o cartão SUS foi fundido com o cartão cidadão, não sei se por uma questão de economia, o que complicou muito para o cidadão, embora a intenção tenha sido boa. A primeira sugestão que a gente deixa é para que se separem estes dois cartões. O que o cidadão pode fazer é registrar um Boletim de Ocorrência para que se libere mais rapidamente o cartão SUS”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário