quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Em Brasília, vereadores entregam homenagem ao senador Magno Malta




O Presidente Rubens Nunes, juntamente com os vereadores Nil Ramos, Junior Choca, Edu Gelmi e Paulinho Palmeira  participam do 7º Congresso Brasileiro de Câmaras Municipais

A Câmara Municipal de Vinhedo, por unanimidade, homenageou o senador Magno Malta (PR/ES) com Moção de Congratulações pelo discurso proferido após o pleito eleitoral, mostrando independência e alertou para o momento delicado que o País vive após uma eleição que dividiu o eleitorado brasileiro. “Não há demérito em ser base de governo: demérito é subserviência, e subserviente eu não sou”, afirmou Magno em pronunciamento nesta terça-feira, no Senado Federal.
A Moção de Congratulações, votada na semana passada, foi entregue no gabinete do senador Magno Malta pelo próprio prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, pelo presidente da Câmara, Rubens Nunes e demais vereadores e lideranças políticas. “A Câmara veio, para minha surpresa e muita alegria, ao meu gabinete, me trazer uma moção votada por unanimidade pela Câmara de Vereadores, por conta tão somente daquele aparte que fiz ao Senador Aécio Neves. Nada fiz senão falar a verdade, senão falar do sentimento de um País e do meu sentimento”.



Saiba Mais
No aparte durante pronunciamento do senador Aécio Neves, após as eleições, Magno Malta emocionou o País ao afirmar que, “ eu sou um homem que aprendi com Dona Dadá, minha mãe, a lidar com justiça. E, para tanto, parabenizo vossa excelência pela campanha, sem medo de assumir como cristão sua posição de família”, afirmou Magno Malta, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Família Brasileira.


terça-feira, 25 de novembro de 2014

Votação de Projeto que implanta o Plano Municipal de Educação é adiada na Câmara



As Emendas Modificativas nº 1 e 2 ao Projeto do PME também foram retiradas de pauta

Na noite desta segunda-feira, dia 24, a Câmara Municipal de Vinhedo decidiu que o Projeto de Lei Ordinária nº 44/2014, que aprova o Plano Municipal de Educação (PME) para o decênio 2014-2024 fosse retirado da pauta dos vereadores. O PME aguardava a votação dos vereadores em 1ª Discussão e Votação nesta 80ª Sessão Ordinária e, caso aprovado por unanimidade, seguiria para sanção do prefeito Jaime Cruz, para se tornar lei no município.
A solicitação de vistas foi feita pela vereadora Ana Genezini (PTB) e acatada por todo o plenário, para que se examine melhor o Projeto, adiando, portanto, sua votação por 10 dias. O PME é um plano do estado, ou seja, mesmo que se mude a Administração a cada quatro anos, o PME tem validade por 10 anos e continuaria valendo para os próximos governos.
“Na medida do possível, fizemos um debate interno na Câmara sobre o Plano Municipal de Educação que tramita há algumas semanas e em sessões passadas, chegamos a solicitar aos membros da Comissão de Educação da Câmara que esse Projeto passasse por um debate mais profundo e que tivesse ao menos, uma Audiência Pública em que os atores interessados pudessem expressar suas opiniões e colocar propostas e fazer dele um processo participativo. Nos foi informado preliminarmente  que ocorreram algumas reuniões desde o ano 2010 no Conselho Municipal de Educação e algumas reuniões setoriais que para a Secretaria Municipal de Educação justificaria o processo participativo”, disse Rodrigo Paixão (PSOL).
Em seguida, foi a vez de Marta Leão falar sobre o assunto. “O Plano Nacional de Educação foi votado em 25 de junho de 2014 e o  Plano Municipal de Educação tem um ano para ser aprovado, portanto, venceria em julho de 2015, não estamos entendendo o porque de fazer correndo e pedindo aprovação para este ano, não faz sentido, uma vez que nós temos a informação de que ele não foi amplamente debatido”.
“Hoje na parte da manhã procurei o gabinete do Presidente, porque eu e o Dr. Dario demos o visto, mas quando demos o visto era para que essa documentação  viesse com antecedência, mas chegou às nossas mãos hoje, na hora da votação”,  acusou Aparecido Dias, o “Bacural” (PTB).
Por sua vez, Valdir Barreto (PSOL) parabenizou os profissionais que defendem a educação municipal.  “Eu tenho duas dúvidas, primeiro, se o norte dado pelo MEC foi atendido neste Plano. O MEC diz sobre a utilização dos meios de comunicação para envolvimento da sociedade civil, sociedade política e das instituições formadoras para apresentação, formulação de estratégias de estudo, debates, fóruns, audiências publicas e quando o Plano estivesse feito, tivesse uma conferencia municipal. Quando o Projeto chega ao Legislativo, somos um poder independente, por isso a gente tem que rever, cabe a essa Casa fazer audiência pública”.
Edu Gelmi (PMDB) disse que é contraditório votar o Projeto sem o conhecer a fundo. “Como é que nós poderíamos saber que apenas dois professores participaram deste processo? Dois não podem falar por toda uma rede; a Secretaria de Educação tem mais de mil funcionários, então é importante a presença de professores e pais para fundamentar o Projeto, que deverá ser votado até julho de 2015. Não há necessidade de correria, o que causa estranheza é que vários professores mandaram e-mails para todos os vereadores dizendo que não participaram e que não tiveram conhecimento do projeto em si”.
Nil Ramos (PROS) apresentou a questão das professoras substitutas.  “Hoje liguei para o Secretário de Governo, Eliazar Ceccon, pois alguns professores me procuraram, dizendo que há professores substitutos que  trabalham há sete anos, recebendo grade escolar. O Secretário ficou de marcar uma reunião para a próxima semana para analisar esse problema que atinge cerca de 40 pessoas, que trabalham como substitutas mas são efetivas”.
Alexandre Viola (PPS) disse que a maior concentração de reuniões sobre o PME está no ano de 2010.  “Quando esse Plano chegou à Comissão de Educação da qual eu presido, eu não estava presente na reunião por estar com problema de saúde, mas naquele momento, os vereadores Dr Dario e Bacural aprovaram o Projeto do ponto de vista da legalidade. No entanto, quando chegou a informação quanto a possibilidade de realizar a Audiência Publica para discutir especificamente o Plano Municipal, foi quando começamos a buscar algumas informações. Na semana passada estivemos com o Secretário de Educação e obtivemos algumas informações e questionamos muitas dúvidas”.
O Presidente da Câmara, Rubens Nunes (PR) falou do pedido de vistas. “A presidência não vota, mas eu faço questão de deixar meu posicionamento, até porque eu não fujo dos meus princípios.  Nós temos uma Comissão de Educação, presidida pelo vereador Alexandre Viola que recebeu a documentação agora a tarde, então eu entendo este pedido de vistas e que possamos encaminhar a cópia deste documento a cada vereador e se nestes 10 dias entendermos a necessidade de outro pleito, faremos o pedido ao prefeito para que ele retire o projeto”.
Paulinho Palmeira (PSB) também disse que buscou informações. “O PSB de antemão é favorável ao pedido de vistas e como tem que ser estudado com muita responsabilidade por isso estes 10 dias serão ótimos para melhor debater”.
Os vereadores também aprovaram o pedido de vistas ao Projeto de Resolução nº 07/2014 que aprova o relatório final e as conclusões da Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde.
De autoria do vereador  Edu Gelmi (PMDB), o Requerimento de nº 69/2014 que pede a prorrogação por mais 120 dias do prazo da Comissão de Assuntos Relevantes para tratar das questões relativas à Fazenda Cachoeira, foi aprovado por unanimidade. De acordo com a justificativa da propositura, a Comissão aguarda o parecer da empresa Elo Ambiental sobre as questões hídricas e ambientais do local.
Nas três Moções, Aplausos à Equipe de Atletismo pela boa atuação no Circuito Sesi de corrida de rua realizado no dia 16 de novembro; Congratulações ao artista plástico Maui Reple pela vernissage “Energia Vital” realizada em 14 de novembro; Pesar à família de José Arnaldo Von Zuben Brisqui.
Entre as nove Indicações, destaque para Junior Chóca (SDD) que indica a instituição na Guarda Municipal de uma galeria de Comandantes, que foram empossados desde sua fundação, em local visível em homenagem e estes nobres colaboradores que estiveram a serviço do povo vinhedense. Dario Pacheco (PSDB) pede academia ao ar livre na Praça Dr. Olavo Guimarães, situada entre as ruas Santa Cruz e Manoel Matheus.
Na Ordem do Dia, os Requerimentos nº 67, autoria de Marta Leão (PSD) e nº 68/2014 de Valdir Barreto e Rodrigo Paixão (ambos PSOL), foram aprovados por unanimidade. O primeiro solicita cópia da primeira nota fiscal emitida pela empresa contratada para exploração dos Poços Artesianos. Já o segundo, refere-se aos valores destinados pela Prefeitura à Associação Comunitária Vinhedense de Educação e Cultura (ACOVEC) de outubro de 2013 até a presente data.



segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Presidente Rubens Nunes e outros dez vereadores visitam Santa Casa para anuncio de abertura do Pronto Atendimento 24 horas










Na próxima quinta-feira, 27, também serão abertos os leitos de internação, que poderão ser ocupados por pacientes do SUS
O serviço de Pronto Atendimento (PA) da Santa Casa de Vinhedo já tem data para funcionar 24 horas. Nesta segunda-feira, 24, a instituição amplia seu horário de atendimento aos pacientes particulares e via planos de saúde. Na quinta-feira, 27, serão abertos os leitos clínicos e de longa permanência, que receberão para internação tanto pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), como os particulares e de planos de saúde.
Na tarde desta sexta-feira, 21, o presidente da Câmara, vereador Rubens Nunes (PR), e os também parlamentares Alexandre Viola (PPS), Ana Genezini (PTB), Dario Pacheco (PSDB), Bacural Dias (PTB), Edu Gelmi (PMDB), Márcio Melle (PSB), Nil Ramos (PROS), Paulinho Palmeira (PSB), Val Souza (PTB) e Valdir Barreto (PROS) se encontram com o prefeito Jaime Cruz em uma visita à Santa Casa, na qual também estiveram presentes  o secretário de Saúde, José Luis Bernegossi, o gestor geral da instituição, Celso Beltramini, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco de Assis Albino, para conferir os preparativos finais para a reabertura.
Na ocasião, Jaime Cruz ressaltou que o atendimento da Santa Casa será uma somatória importante ao que é feito no Galileo, deixando o sistema de saúde do município completo. “Nós, com o apoio da Câmara Municipal, trabalhamos muito desde a assinatura da requisição administrativa da Santa Casa, há cerca de 90 dias, e, como prometido, estamos reabrindo dentro do prazo estimado; vale ressaltar também que o repasse de verba por parte da Câmara Municipal, montante oriundo da gestão econômica do presidente Rubens Nunes, foi primordial para que conseguíssemos promover as adequações necessárias para que o hospital pudesse voltar a atender os vinhedenses”, disse.
A reabertura do PA na segunda-feira, agora com atendimento 24 horas, será exclusivo para particulares e conveniados, o que por si só já favorecea população de Vinhedo como um todo, uma vez que desafogará a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que continuará a ser o local de atendimento de emergências pelo SUS em Vinhedo. A partir de quinta-feira os pacientes do SUS poderão ser encaminhados para internações na Santa Casa, já que 20 leitos serão reabertos para atender esses e também os pacientes particulares e conveniados.
Nesta semana foi feito um levantamento sobre a situação dos equipamentos hospitalares e também foram realizadas entrevistas e contratações de pessoal para trabalhar na Santa Casa. Atualmente o hospital conta com 56 funcionários e já tem o corpo clínico fechado.
Para o dia 4 de dezembro está prevista a apresentação do Plano Diretor da Santa Casa, que trata alguns pontos como infraestrutura, reformas, ampliação dos leitos de UTI e trabalho das equipes dos setores administrativo e jurídico.

“É uma honra poder ter participado de todo esse processo de reestruturação da Santa Casa junto aos demais vereadores e também ao Poder Executivo; desde o início, quando surgiram as primeiras conversas sobre a reabertura do hospital, nós, da mesa diretiva da Câmara, demos todo apoio à Prefeitura e planejamos uma gestão ainda mais econômica para que pudéssemos repassar um montante maior ao Executivo para ser aplicado na Santa Casa, e hoje já podemos ver os frutos desse trabalho voltado ao bem estar da população vinhedense”, enfatizou o presidente da Câmara, vereador Rubens Nunes.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Vereadores criam Comissão de Assuntos Relevantes para tratar crise hídrica do município





O Projeto de Resolução nº 06/2014 foi votado durante a 79ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira, dia 17

A Comissão de Assuntos Relevantes, criada através da aprovação em plenário do Projeto de Resolução nº 06/2014 durante 79ª Sessão Ordinária, irá debater o abastecimento de água e a crise hídrica no município de Vinhedo. Há um mês, Vinhedo está em estado de emergência no que se refere ao fornecimento de água, estabelecido através da promulgação do Decreto nº 216/2014.
Na noite desta segunda-feira, dia 17, os vereadores votaram seis Moções; Aplausos à equipe de natação de Vinhedo pela conquista de 12 medalhas no VII Troféu Clube de Campo Piracicaba; Aplausos à AEVI pelo jantar realizado no dia 08 na Vila Greta;  Aplausos à Paróquia São Sebastião pela realização do Cerco de Jericó; Congratulações ao Senador Magno Malta pelo discurso proferido no dia 05 de novembro durante sessão ordinária do Senado; Aplausos ao nadador Matheus Teixeira pela conquista de três medalhas na 8ª Etapa Associação Regional de Natação; Aplausos à equipe adulta de basquete de Vinhedo pelo título de campeã da série ouro do Campeonato da Liga Metropolitana de Campinas. Moções de Pesar foram encaminhadas às famílias de Aurélio dos Santos, Dom Abade Joaquim de Arruda, Maria Albaniza Araújo Macário e Sueli Aparecida Mayer Berganton.
Nas 19 Indicações, destaque para o pedido de Aparecido Dias, o “Bacural” (PTB), para o desmembramento do bairro Colina do Sossego localizado ao fim da rua do Café, na Vila Garcez, uma vez que o mesmo tem cerca de 15 anos de existência e não possui escritura e IPTU individual.  Marta Leão (PSD) pede a limpeza e canalização com gabiões em toda a extensão do Córrego do Bosque, no bairro Panorama.
Em Discussão e Votação Únicas, vereadores aprovaram a Emenda Modificativa nº 1 ao PL nº 45/2014 e a Emenda Modificativa nº 02 ao PL nº 47/2014. Os vereadores aprovaram também o Projeto de Lei Ordinária nº 45/2014 que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com o Governo do Estado, objetivando abertura de sala descentralizada da ETEC e Projeto de Lei Ordinária nº 47/2014 que altera a Política Municipal de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente criada pela Lei Municipal nº 2594/2001.


Explicação Pessoal

Na fase da Explicação Pessoal, na qual cada vereador possui 15 minutos para fazer uso da Tribuna, o primeiro a se pronunciar foi o Presidente do Legislativo, vereador Rubens Nunes (PR). “É lamentável quando se vota algum projeto nesta Casa, seja ele decidido pela presidência ou pela maioria, e alguns políticos de nossa cidade vão na internet e colocam fotos de políticos que votaram contra. Eu sou um político que não me escondo atrás da mesa, o que eu penso eu falo aqui. Não sou político de corredor, mas infelizmente isto existe, seja na esfera federal, estadual ou municipal. Amanhã esta Casa irá enviar R$ 400 mil para o Executivo, já somando R$ 2 milhões a serem aplicados na Santa Casa de Vinhedo e até o final do ano, devem ir mais R$ 2 milhões para os cofres da Prefeitura”.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Cartão cidadão é motivo de debate na Câmara Municipal






É obrigatória a comprovação de residência ao Cadastro Único do Cidadão e obtenção do Cartão Cidadão. Para comprovar o endereço é exigida a apresentação dos documentos comprobatórios de residência

A homologação do Cadastro Único do Cidadão (CUC), necessário para obtenção do Cartão Cidadão, hoje representado pelo Cartão SUS, marcou as discussões da noite desta segunda-feira, dia 10, durante a 78ª Sessão Ordinária.
Na pauta, os vereadores aprovaram sete Moções; Aplausos aos vencedores da 20ª edição do Festevi; Aplausos à Isadora Rodrigues Stavale que representou Vinhedo no Salão de Artes Visuais de Santa Bárbara D’oeste; Congratulações à Silvana Valentim, diretora do Centro de Educação Infantil Marquês de Rabicó pelo Dia Nacional da Alfabetização; Aplausos à equipe de natação PCD de Vinhedo pela conquista de seis medalhas na 2ª etapa do Circuito de Natação para pessoas com deficiência em Atibaia; Aplausos à Secretaria de Esportes e Lazer pela Copa Vinhedo de Futebol de Base com as finais realizadas no  dia 1º de novembro; Aplausos à Secretaria de Transportes e Defesa Social em comemoração aos 10 anos do efetivo exercício da ROMU; Apelo ao prefeito Jaime Cruz para revisar as exigências para efetivação dos cartões SUS.
 Nas 12 Indicações, destaque para Val Souza (PTB) que pede a instalação de aparelhos de ar condicionado nas escolas e creches municipais; Ana Genezini (PTB) e Paulinho Palmeira (PSB) pedem a instalação de parques infantis acessíveis para crianças com deficiência nos mesmos moldes do projeto apresentado pela AACD.

Explicação Pessoal

Para dar início à fase da Explicação Pessoal da 78ª Sessão Ordinária, o Presidente do Legislativo, vereador Rubens Nunes (PR) utilizou a Tribuna. “Pela imprensa local tivemos a notícia de que a Prefeitura notificará por SMS as pessoas que agendam consulta na rede municipal. Conversando com o Secretário de Saúde, soube que 40% das pessoas não comparecem às consultas e deixam a oportunidade para os que estão na espera, de ocupar aquele horário disponível”. 
Na opinião de Rodrigo Paixão (PSOL), há um excesso de burocracia para emissão do cartão SUS. “O primeiro problema identificado pela CPI é de que o cartão SUS foi fundido com o cartão cidadão, não sei se por uma questão de economia, o que complicou muito para o cidadão, embora a intenção tenha sido boa. A primeira sugestão que a gente deixa é para que se separem estes dois cartões. O que o cidadão pode fazer é registrar um Boletim de Ocorrência para que se libere mais rapidamente o cartão SUS”.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Câmara se divide em aprovação de repasse de verba à ACOVEC para decoração natalina do município





Projeto de Lei nº 49 foi aprovado por apenas 7 votos
Na manhã dessa sexta-feira, 06, a Câmara aprovou por 7 votos favoráveis frente 6 contrários o Projeto de Lei nº49/2014, que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com a Associação Comunitária Vinhedense de Educação e Cultura, ACOVEC, para execução do projeto de decoração natalina desse ano.
Ainda na mesma sessão foi aprovado por unanimidade a Emenda Modificativa nº 1 ao mesmo projeto, que faz breve correção na redação do inciso II do artigo 1º da propositura.
Com a aprovação do Projeto de Lei nº 49, a Prefeitura de Vinhedo está autorizada a repassar à ACOVEC, a título de subvenção social para execução da decoração, até R$ 400 mil, em parcela única.

Os vereadores Val Souza e Ana Genezini, ambos do PTB, não puderam comparecer à sessão por motivos já justificados à mesa diretiva.
Antes de iniciar a votação, Rubens Nunes já havia declarado na tribuna seu apoio ao Projeto, e explicou que a verba repassada não prejudica o investimento em outras áreas, como saúde. “É importante destacar que esse valor destinado à decoração natalina não afeta em nada o investimento do município na área de saúde; a previsão orçamentária do município para o setor nesse ano era de 74 milhões de reais, e deverá atingir 98 milhões ao final do ano, um aumento de 28%, o que comprova que o município não está deixando de investir em outros setores”.
Com empate de 6 votos favoráveis (Paulinho, Hamilton, Dario, Nil, Alexandre e Márcio) e 6 contrários (Bacural, Edu, Júnior Chóca, Marta, Rodrigo e Valdir) nas duas votações, o Projeto foi aprovado após o voto de minerva do presidente da Câmara, Rubens Nunes.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Rubens Nunes visita academia ao ar livre do Jardim Miriam, instalada a seu pedido




Vereador também é responsável por outras melhorias infraestruturais no bairro
Nessa semana o presidente da Câmara, vereador Rubens Nunes (PR), visitou o bairro do Jardim Miriam para conhecer a mais nova academia ao ar livre da cidade, instalada na Rua Cientista Albert B. Sabin em atendimento à indicação do líder do Legislativo vinhedense.
Durante a visita alguns moradores do bairro já utilizavam a academia ao ar livre, nova opção de lazer no local, que conta com mais de 10 equipamentos para a prática de exercícios físicos.
Além da academia, Rubens Nunes á autor de inúmeras indicações, algumas remetem ainda à 2009, que modernizaram e ofereceram maiores opções de lazer ao bairro, como a instalação de grama sintética na quadra de futebol; substituição do antigo parquinho de madeira por outro, totalmente novo, feito de polietileno, plástico resistente e atóxico, que oferece maior segurança às crianças; e a pavimentação de calçadas em todo o bairro.
Outro importante trabalho intermediado por Rubens Nunes para o bairro foi a pavimentação das vielas existentes na localidade. Ainda em 2011 em seu primeiro mandato, o vereador apresentou um requerimento à Prefeitura, elaborado após uma série de reuniões com os moradores do Jd. Miriam, solicitando a pavimentação de todas as vielas do bairro. O pedido foi acatado ainda no mesmo ano, com a pavimentação de cerca de 6 mil metros lineares de vielas, proporcionando maior segurança aos moradores, que nunca mais tiveram problemas com desmoronamentos de terra, infiltrações e proliferação de pragas e insetos peçonhentos.

“A academia era um pedido antigo dos moradores que buscávamos junto à Prefeitura há algum tempo, e agora é uma realidade para o benefício dos moradores; ao longo desses anos como vereador, sempre procurei me reunir com a população do Jardim Miriam, assim como de outros bairros, para que pudesse conhecer as necessidades da localidade e intermediar essas melhorias junto à municipalidade, e felizmente essa tem sido uma parceria de sucesso”, enfatizou Rubens Nunes.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Novo gestor clínico da Santa Casa é felicitado pelos vereadores na 77ª Sessão Ordinária



Adriano Eurico Chitacumula é médico ginecologista, formado pela Unicamp e trabalha no Centro Médico do São Matheus desde 2005

A nomeação feita pelo prefeito Jaime Cruz (PV) para Gestor Clínico da Santa Casa de Vinhedo, Adriano Eurico Chitacumula esteve em praticamente todos os discursos da 77ª Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira, dia 03. Angolano, Dr. Adriano está há 28 anos no Brasil e, em Vinhedo, desde 1996, além de trabalhar na rede municipal também atua na Santa Casa de Itu.
Ainda na questão da saúde, os vereadores aprovaram a prorrogação por mais 10 dias da Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI da Saúde.  Os autores do Requerimento nº 66/2014, Rodrigo Paixão (PSOL), Marta Leão (PSD), Edu Gelmi (PMDB), Valdir Barreto (PSOL) e Junior Chóca (SDD) justificam a demora em digitalizar todos os documentos do processo e a encadernação dos volumes que deve ser finalizada no próximo dia 07.
Nas 6 Moções, Aplausos à equipe masculina de Ginástica Artística de Vinhedo pela conquista das medalhas no 31º Jogos Abertos da Juventude do Estado de São Paulo; Aplausos à empresa AGV Logística pela brilhante iniciativa em prol da Campanha Outubro Rosa; Congratulações à Adriano de Souza pelo Projeto Capeleitura; Aplausos às equipes de futsal S.E. Casa da Empermeabilização pela conquista do Campeonato Serie Prata de Futsal e Arigajompers pelo título de vice-campeã; Aplausos às equipes de futsal do Esporte Clube Unidos da Vila João XXIII pela conquista no Campeonato Serie Ouro de Futsal; Pesar à família do senhor Luiz Cruz.
Nas 18 Indicações, destaque para Márcio Melle (PSB) que pede melhorias na praça do bairro Villa Gallo e Val Souza (PTB) pede a instalação de câmeras de monitoramento na parte interna e externa da quadra poliesportiva do bairro Jardim Eldorado.
Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram por unanimidade o Requerimento nº 65/2014, de Nil Ramos (PROS), que solicita cópia das diretrizes fornecidas pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente do empreendimento situado na Avenida Aparecida Tellau Seraphim, nº 1940.



Rubens Nunes alerta para nova vacina contra coqueluche



Vacinação de mulheres contra coqueluche durante a gestação oferece proteção aos bebês recém-nascidos, reduzindo casos de óbitos pela doença nas crianças menores de seis meses de idade

À partir desta semana, todas as Unidades Básicas de Saúde de Vinhedo, assim como Centro Médico e Policlínica, passam a oferecer  as novas vacinas para grávidas entre a 27ª e a 36ª semana de gestação. O alerta é dado pelo Presidente do Legislativo, vereador Rubens Nunes (PR), que incentiva a todas as gestantes a se imunizarem contra a doença.
A coqueluche apresenta um alto índice de letalidade, principalmente em crianças com até dois meses de vida.  Essa nova vacina, que passa a compor o calendário Sistema Único de Saúde, SUS, também promove a defesa contra difteria e tétano.
Conforme explica Rubens Nunes, o período foi definido pelo Ministério da Saúde, por ser a partir do 3º trimestre, o momento ideal para que o organismo da mãe produza maior  concentração de anticorpos maternos para serem transferidos ao feto.


O que é
Coqueluche, também conhecida por pertussis ou tosse comprida, é uma moléstia infectocontagiosa aguda do trato respiratório transmitida pela bactéria Bordetella pertussis. Os casos da doença têm aumentado em diversos países, nos últimos anos.
O contágio se dá pelo contato direto com a pessoa infectada ou por gotículas eliminadas pelo doente ao tossir, espirrar ou falar. A infecção pode ocorrer em qualquer época do ano e em qualquer fase da vida, mas acomete especialmente as crianças menores de dois anos.
Coqueluche é uma doença recorrente, de notificação compulsória ao Ministério da Saúde. Principalmente nas crianças e nos idosos, ela pode evoluir para quadros graves com complicações pulmonares, neurológicas, hemorrágicas e desidratação.



As Unidades Básicas de Saúde de Vinhedo atendem as gestantes diariamente nos seguintes horários:

UBS Planalto
Rua Brasília, 273
 7 às 19 horas​
UBS Vila João XXIII
Rua Artur Biancalana, 120
7 às 16 horas
UBS Jardim Três Irmãos
- Rua Agenor Gallo, s/nº
7 às 16 horas
UBS Casa Verde
- Rua Morumbixaba, s/nº
 7 às 16 horas
UBS Von Zuben
Rua 1º de maio, 214
 7 às 16 horas
Centro Médico
Av. Pres. Castelo Branco, 1375, Jardim São Matheus
7 às 16 horas

Policlínica da Capela
Rua Juliana Von Zuben Dêgelo, 90
 7 às 19 horas


Solicita-se que a gestante leve a sua carteira de vacinação para atualização.




Presidente Rubens Nunes participa de premiação da 20ª edição do Festevi








“O gato malhado e a andorinha sinhá” e “A santa do pau oco” vencem o Festival de Teatro de Vinhedo deste ano

Na última sexta-feira, dia 31 de outubro, o Presidente da Câmara Municipal de Vinhedo, vereador Rubens Nunes (PR) participou da cerimônia de premiação dos vencedores da 20ª edição do Festival de Teatro de Vinhedo, Festevi.
Foram 12 dias de apresentações gratuitas no Teatro Municipal Sylvia de Alencar, as peças teatrais foram julgadas por uma comissão composta por três jurados de reconhecida competência no campo de artes cênicas: Juliana Calligaris, João Paulo Vital do Prado e João Gomes Junior.
Na categoria iniciante, a comédia “A santa do pau oco”, do grupo Teatral Novo Anglo, recebeu o prêmio de melhor espetáculo. Também participaram do Festevi na categoria iniciante os espetáculos “Alice no país das maravilhas” (Grupo Sr. Abel), “Frequências do Tempo” (grupo Beneditino), “Eles não usam black-tie” (Grupo Plong), “Os Três Mosqueteiros” (Grupo Integração) e “Pela Estrada a Fora” (Companhia da Lua).
 Com uma comédia romântica, voltada principalmente ao público infantil a peça teatral “O gato malhado e a andorinha sinhá”, do Grupo Espaço em Cena, recebeu o prêmio de melhor espetáculo na categoria amador. Por conquistar a primeira colocação entre os grupos participantes na categoria amador, a peça teatral “O gato malhado e a andorinha sinhá” está classificado para participar da seleção que definirá os representantes municipais do Mapa Cultural Paulista, evento promovido pela Secretaria de Estado da Cultura.
Os espetáculos “Fantasma da Ópera” (Grupo Ases do Futuro), “Esperando o trem” (Grupo Bem Viver), “O corvo” (Grupo Encenação), “Cenas do próximo capítulo” (grupo ATORmendatos do Anglo) e “Sonho de uma noite de verão” (CIA Espelho D´Arte) também participaram do Festevi na categoria amador.
Ao lado do prefeito Jaime Cruz, do Secretário de Cultura, Wagner Pavarin e do vereador Paulinho Palmeira (PSB), o Presidente Rubens Nunes expressou sua satisfação em ver mais um evento que ficará marcado na história cultural de Vinhedo. “Assistimos a espetáculos instigantes, com montagens inteligentes e interpretações criativas! Parabéns a todos os participantes”,  elogiou Rubens Nunes.




Premiação Festevi 2014
Categoria Iniciante
Melhor Cenário: Eles não usam black-tie  (cenógrafo Luana Santos)
Melhor figurino: Pela Estrada a fora  (figurinista Claudete Cost)
Melhor iluminação: A santa do pau oco (Luciano Fernandes)
Trilha sonora:  A santa do pau oco (Luciano Fernandes)
Melhor elenco: Os três mosqueteiros
Melhor pesquisa: Eles não usam black-tie
Atriz coadjuvante: Laura Muriel (A santa do pau oco)
Ator coadjuvante: Lucas Barbosa (Pela estrada a fora)
Prêmio especial do júri – Atriz revelação: Tainá de Moraes ( Pela Estrada a fora)
Prêmio especial do júri – Ator Revelação: Tales Fortunato (Os três mosqueteiros)
Melhor atriz: Brenda Filipeti – Os três mosqueteiros
Melhor ator: Ricardo Oliveira – Os três mosqueteiros
Prêmio especial do júri – Diretor revelação: Luana Santos (Eles não usam black-tie)
Melhor diretor: Luciano Fernandes (A santa do pau oco)
Melhor espetáculo
1º lugar - A santa do pau oco
2º lugar – Pela estreada a fora
3º lugar – Os três mosqueteiros
4º lugar - Eles não usam black-tie
5º lugar - Frequência do tempo
6º lugar – Alice no país das maravilhas

Categoria Amador
Melhor cenário: O corvo (cenógrafo Luciano Fernandes e Geyse Lellys)
Melhor figurino: O gato malhado e a andorinha sinhá (figurinista Claudete Cost)
Melhor iluminação: Cenas do próximo capítulo (Luciano Fernandes)
Trilha sonora: O corvo
Melhor elenco: Esperando o trem
Melhor pesquisa: Sonho de uma noite de verão
Atriz coadjuvante: Bia Maineti (O gato malhado e a andorinha sinhá)
Ator coadjuvante: Rodolfo Correa (Sonho de uma noite de verão)
Prêmio especial – Atriz revelação: Dinorah Porto (Esperando o trem)
Prêmio especial do júri – Ator revelação: Miguel Mazer (Esperando o trem)
Melhor atriz: Carol Farina (O corvo)
Melhor ator: Igor Brisk (Sonho de uma noite de verão)
Melhor diretor: Cau Silva (o gato malhado e a andorinha sinhá)
Melhor espetáculo
1º lugar: O gato malhado e a andorinha sinhá
2º lugar: Sonho de uma noite de verão
3º lugar: Cenas do próximo capítulo
4º lugar: O corvo
5º lugar: Esperando o trem
6º lugar: O fantasma da ópera




segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Novembro Azul: Rubens Nunes alerta para conscientização sobre câncer de próstata




Campanha ressalta necessidade dos exames de prevenção da doença, que acomete um a cada seis homens no Brasil

Depois do Outubro Rosa, que chamou atenção das mulheres para a prevenção do câncer de mama, acontece neste mês, o Novembro Azul, campanha que serve de alerta aos homens, sobre a importância do exame para detectar o câncer de próstata.
Segundo o Presidente da Câmara de Vinhedo, Rubens Nunes (PR), a iniciativa é extremamente importante, considerando o aumento da incidência de casos de câncer de próstata no Brasil.
Conforme explica Rubens Nunes, a ideia do Novembro Azul é desmistificar a doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata acomete um a cada seis homens no Brasil; as estimativas mostram que 69 mil novos casos deverão ser diagnosticados neste ano.
A doença ocorre quando as células da próstata, localizada próxima à bexiga, começam a se multiplicar de forma desordenada. Na fase inicial, o paciente não apresenta sintomas, o que torna imprescindível que os homens façam os exames  indicados pelo médico, à partir dos 45 anos.
O diagnóstico precoce é hoje a arma mais importante. Quando descoberto nos estágios iniciais, as chances de cura do câncer de próstata são muito altas. “Precisamos envolver toda a sociedade e mudar os hábitos do público masculino, incentivando a fazer os exames solicitados pelo médico”, diz Rubens Nunes.