quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Acompanhados do Superintendente da Sanebavi, os vereadores Rubens Nunes e Nil Ramos conferem Represas II e III










Os parlamentares verificaram que reservatórios estão com níveis de água dentro da normalidade

Apesar da estiagem que atingiu Vinhedo nas últimas semanas, os reservatórios das Represas II e III estão com os níveis dentro da normalidade. A situação foi constatada pelo Presidente do Legislativo, Vereador Rubens Nunes (PR) e o vereador Nil Ramos (PTB), acompanhados do Superintendente da Sanebavi, Odair Fernando Saraphim,  que visitaram as Represas II e III nesta última semana.
Conforme destacou o Superintendente da autarquia, o “Canjica”, a situação das Represas está dentro do previsto para a época. O Presidente do Legislativo, Rubens Nunes, salientou que a região sudeste está entrando em período chuvoso. “Já passamos pela fase mais crítica, que começou no mês de junho. Felizmente, graças aos investimentos e ao monitoramento da Sanebavi, o município não registrou graves prejuízos durante o período de estiagem”.
O vereador Nil Ramos falou da importância da população economizar no consumo de água, com o uso racional deste recurso natural. “Entendemos que deficiências pontuais no abastecimento de água são normais para a época”, disse Nil Ramos.
O Superintendente da Sanebavi, o “Canjica”, falou dos investimentos da autarquia, que proporcionam mais qualidade de vida para os vinhedenses.  Ele explicou que o mais recente investimento feito Pela Sanebavi, se trata da  substituição da rede adutora em cimento amianto com mais de 30 anos de uso por tubos de ferro fundido de 400 mm entre a ETA 1, na Vila Planalto, até os reservatórios da estrada da Boiada, em uma extensão de 1.860 metros. 
 “Desde 2009, nós temos a preocupação de garantir o abastecimento de água com qualidade para a população e, por isso, sempre investimos em equipamentos e tecnologia para controlar as perdas físicas de água, combatendo as ações de fraudes e vazamentos não visíveis. Como resultado, nós conseguimos reduzir o índice de perdas aferido pelo Sistema Nacional de Informação para o Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades, que estava em 47% em 2005, para cerca de 30% em 2012. E para mantermos esse nível de atendimento nós não podemos parar e já estamos planejando novos investimentos em saneamento básico com a apresentação de dois projetos ao Ministério das Cidades que vão permitir um crescimento sustentável de Vinhedo e com qualidade de vida para a população”, afirmou o Superintendente.

Mais investimentos
Mais investimentos estão sendo feitos pela Sanebavi, como a ampliação da estação de tratamento de esgoto Capivari, a construção da estação elevatória de esgoto no Marambaia que vai beneficiar toda a região em torno do condomínio, a ETA 3, em construção no São Joaquim que terá capacidade para tratar 720m³/h de água, a implantação de macromedidores e sensores de nível que permitem acompanhamento em tempo real do nível de cada reservatório 24 horas por dia, a instalação de mais de 46 km de novas tubulações entre expansão e troca de rede, a troca de 13 mil hidrômetros com mais de cinco anos de uso aferidos pelo Inmetro e a instalação de válvulas redutoras de pressão em pontos estratégicos do município para evitar sobrecarga e rompimento da rede.
Também estão nos projetos da Sanebavi a construção de um reservatório na estrada da Boiada com estrutura metálica com capacidade para dois milhões de litros, a realização de estudos geológicos para perfuração de poços artesianos para abastecer a região da Capela e a implantação de uma rede de distribuição de água na estrada da Capela a partir da Casa Verde até a Capela, com o fornecimento de água pela ETA 3, em construção no São Joaquim.





Nenhum comentário:

Postar um comentário