quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Alexandre Viola é eleito vice-presidente da Câmara Municipal



Recém-empossado no cargo, o vereador Carlinhos Paffaro participou da 45ª Sessão Ordinária. O parlamentar está em sua sétima legislatura


A Câmara Municipal de Vinhedo elegeu na 45ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira, dia 24, o novo vice-presidente, que ocupará a cadeira deixada por Hamilton Port (PROS), afastado do Legislativo para assumir a Secretaria de Meio Ambiente. O vereador Alexandre Viola (PPS) foi eleito por 15 votos favoráveis e completará o restante do mandato da vice-presidência até 31 de dezembro deste ano.
Os vereadores que compõem a Mesa Diretiva da Câmara Municipal de Vinhedo são Rubens Nunes (PR) – Presidente; Alexandre Viola (PPS) Vice-Presidente; Ana Genezini (PTB) – 1ª Secretária e Márcio Melle (PSB) – 2º Secretário.
O outro assunto que mais repercutiu  na sessão foi a Moção de Aplausos ao prefeito Milton Serafim e a Secretária de Saúde, Nádia Capovilla, pelo destaque da cidade de Vinhedo como o município que teve o maior índice de investimento per capita em saúde, na Região Metropolitana de Campinas  em 2013.
Mais quatro Moções foram discutidas e aprovadas. Jornalistas locais foram homenageados por uma Moção de Congratulações pelo Dia do Repórter, comemorado em 16 de fevereiro. O Secretário de Cultura e Turismo, Adriano Corazzari e as comitivas que participaram do Desfile de Cavaleiros da Festa da Uva receberam Moção de Aplausos. Duas Moções de Apelo tratavam da restrição do acesso de mulheres com menos de 50 anos a exames de mamografia pelo SUS e a Administração Municipal que institua um departamento para zelar pelo bem estar animal.
Ao todo, os vereadores encaminharam ao Executivo, 30 Indicações. Destaque para os pedidos de academia ao ar livre, feitos por Rubens Nunes (PR). Ele indica a instalação na Praça da rua do Café na região da Capela e na  área de lazer da rua Cientista Albert Bruce Sabin, no Jardim Mirian.
Já na lista de Requerimentos votados na Ordem do Dia, os vereadores solicitaram informações da Prefeitura quanto ao Projeto “Espaço da Criança e do Adolescente. “Além dos bairros Jardim Bela Vista e Vl. João XXIII, existe algum projeto para implementação em outras regiões?”, questionaram Rodrigo Paixão e Valdir Barreto (PSOL).
Os mesmos vereadores são autores do Requerimento que solicita a lista de beneficiários de Vinhedo pelo  programa federal “Bolsa Família”.  
O vereador do PMDB, Edu Gelmi, quer saber qual a previsão de término da construção da Estação de Tratamento de Água – ETA III. Os três Requerimentos foram aprovados por 13 votos favoráveis e 1 abstenção.


Explicação Pessoal
O Presidente Rubens Nunes (PR) comentou da visita feita a entidades assistenciais do município. “Estive com o vereador Nil Ramos visitando alguns pontos da cidade. Visitamos a Casa Abrigo, que é um braço da ARCA. Importante registrar as melhorias que foram implantadas naquele local, o atendimento das crianças, os profissionais que nos receberam com muito respeito, mostrando conhecimento e dedicação para atender aquelas crianças. Também visitamos o Instituto Vida Renovada, onde verificamos que há a necessidade de contratação de mais profissionais; acreditamos que em breve teremos melhores notícias”.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Vereadores acompanham prefeito em visita às estações da Sanebavi














Parlamentares visitaram obras de novas ETA e ETE e também acompanharam o funcionamento de outras unidades
Na última sexta-feira, dia 21, o presidente da Câmara, Rubens Nunes (PR), e os vereadores Alexandre Viola (PPS), Carlinhos Paffaro (PR), Dario Pacheco (PSDB), Márcio Melle (PSB), Nil Ramos (PROS), Paulinho Palmeira (PSB) e Val Rodashow (PTB) acompanharam o prefeito Milton Serafim e o vice-prefeito e secretário de Governo, Jaime Cruz, em visita às estações de tratamento de água e esgoto da Sanebavi assim como obras da autarquia para melhora no abastecimento.
O superintendente em exercício da Sanebavi, José Francisco Beltramin, esteve junto às autoridades durante toda a visita, esclarecendo dúvidas e apresentando o funcionamento de cada estação de tratamento.
O primeiro local visitado foi a Estação de Tratamento I, na Vila Planalto, onde os vereadores puderam conhecer o funcionamento da Estação de Tratamento de Lodo lá instalada. Ainda em fase de testes, na estação da Vila Planalto funcionam duas centrifugas com capacidade para desidratar 14 mil litros/h. O lodo desidratado pode ser encaminhado para aterros sanitários adequados, podendo também ser utilizado em cerâmicas para a fabricação de tijolos.
Ainda na ETA I, o legislativo observou o monitoramento automático do nível e vazão do sistema de distribuição de todos os reservatórios de Vinhedo, que permite a análise sobre todo o sistema em uma única tela de computador. Todos os níveis estavam dentro do limite adequado, o que, para o prefeito, demonstra a compreensão da população que tem economizado no uso da água.
Na sequência, a equipe foi ao laboratório de análises da autarquia, onde a qualidade da água é testada, assim como suas especificações minerais. O laboratório realiza análises fisco-químicas e biológicas da água coletada em diferentes pontos da cidade, incluindo as fontes municipais em que a população coleta água potável.
As obras da ETA III, que está sendo construída no Condomínio São Joaquim, foi outro ponto de encontro das autoridades, a nova estação terá capacidade de tratamento de aproximadamente 720m³/h, complementando o abastecimento da região da Capela.
A ampliação Estação de Tratamento de Esgoto Capivari, no Distrito Industrial, também foi visitada. A nova estrutura beneficiará cerca de 15 mil munícipes. Na ETA II, na Santa Cândida, os vereadores acompanharam o funcionamento da outra Estação de Tratamento de Lodo do município, essa com capacidade de tratamento de 10 mil litros/h.
A equipe ainda foi ao poço artesiano C01, na Santa Cândida, que está sendo recuperado pela Sanebavi. A intenção é colocá-lo em operação o mais rápido possível para atender a região da Capela. Vinhedo possui a outorga de 11 poços, dos quais 10 estão em funcionamento e produzem em média 81.540 m³/mês de água. 
“Essa visita foi de extrema importância para nós, do legislativo, conhecermos a real situação do abastecimento em Vinhedo nesse período que tem sido um dos mais secos da história; a Prefeitura tem mostrado seu empenho em busca da melhora no abastecimento, o que faz da cidade uma das mais preparadas no setor em toda a região, porém, apesar de toda infraestrutura, é preciso que a população colabore evitando o desperdício de água e a poluição de nossos mananciais”, afirmou o líder do legislativo, Rubens Nunes.



segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Desfile de Cavaleiros de Vinhedo reúne mais de mil participantes







Presidente Rubens Nunes e os vereadores Paulinho Palmeira, Alexandre Viola, Nil Ramos, Marcio Melle e Bacural prestigiaram o desfile

Os amantes da montaria puderam participar do tradicional Desfile de Cavaleiros, uma das atrações da 53ª Festa da Uva e 5ª do Vinho de Vinhedo,  no domingo, dia 16. Cavalos, mulas, charretes, além de várias comitivas de cidades da região e até de outros estados, realizaram o percurso, que neste ano, começou e terminou na Avenida Otávio Tasca, no Jd. Nova Canudos.
O grupo passou por baixo do viaduto João Baptista Seraphim, seguiu pela Avenida Presidente Castelo Branco e Rua Santa Cruz até chegar na Avenida Brasil. Durante o trajeto os participantes do desfile seguiram pela Estrada da Boiada, passaram no recinto da Festa no Parque Municipal Jayme Ferragut e retornaram ao ponto de partida seguindo pela Avenida dos Imigrantes, Rua das Andorinhas, Rua Manoel Matheus. No final do evento aconteceu a tradicional entrega de caneca a todos os participantes.
O locutor André Luiz Bisurdo di Bão fez a animação do passeio e acompanhou o grupo por todo o percurso.  Também prestigiaram o evento, o prefeito Milton Serafim, o vice-prefeito e secretário de Governo, Jaime Cruz; o secretário de Cultura e Turismo, Adriano Corazzari. “Saio deste evento, satisfeito. O nosso amigo, Adriano Corazzari, que já  fez parte da nossa Casa de Leis, como vereador, agora contribui para o município, a frente da Secretaria de Cultura. Adriano conseguiu envolver todas as Secretarias na organização desta Festa, que conseguiu superar o evento do ano passado em organização, decoração e segurança”.
Para o Presidente Rubens Nunes (PR), foi um evento grandioso. “Mais uma vez, fizemos um belo desfile em Vinhedo, reunindo amigos e as famílias, mostrando o que é a nossa Festa da Uva e do Vinho, que todo ano, movimenta a nossa região. Parabéns a todos os participantes que abraçam a festa com muito carinho e aos visitantes, que  abrilhantam ainda mais a Festa da Uva e do Vinho de Vinhedo”.


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Partido da República amplia bancada na Câmara com Rubens Nunes na Presidência e posse de Carlinhos Páffaro













O licenciamento do vereador Hamilton Port (PROS) da Câmara Municipal de Vinhedo, após ter aceitado convite para assumir Secretaria de Meio Ambiente, beneficiou o Partido da República. É que o partido aumentou a bancada de um para dois parlamentares; esta é a primeira mudança expressiva na configuração da Câmara Municipal neste início de ano.
A sigla contava com Rubens Nunes, Presidente da Câmara Municipal e com a vinda de Carlinhos Páffaro, recentemente empossado, fortalece ainda mais o partido na Casa.
A bancada do PR agrega a base de apoio ao prefeito Milton Serafim (PTB) na Câmara. Em número de parlamentares eleitos, hoje o Partido da República possui a segunda maior bancada.
O Presidente da Câmara cita alguns propósitos do partido. “Juntos defenderemos importantes bandeiras de nosso partido, como a ética na militância política, manutenção de governos livres e democráticos, lutaremos pelo bem-comum e pela liberdade individual”, ressalta Rubens Nunes.




quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Rubens Nunes cobra iluminação da Rod. Edenor João Tasca


Rubens Nunes (PR), Presidente da Câmara Municipal de Vinhedo, é autor da Indicação de nº 19/2014, que solicita a instalação de iluminação até o final da Rodovia Edenor João Tasca e também ponto de ônibus.
O Presidente do Legislativo, defende que a iluminação irá proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores daquela região, assim como  aos motoristas que trafegam por ali, com acesso mais rápido e seguro, além de valorizar os imóveis localizados na referida Rodovia.

 “Moradores estiveram em meu gabinete solicitando com urgência, que seja colocada iluminação no trecho da Rodovia Edenor João Tasca que pertence a cidade de Vinhedo, pois a falta de braço de luz nos postes coloca em risco os moradores que necessitam circular a noite nesta localidade, já que a iluminação chega apenas a uma parte da rodovia”, justificou.

Rubens Nunes quer melhorias para Jardim Florido e Santa Cândida


Vereador esteve no bairro nesta semana e o resultado da visita pode ser visto nos pedidos feitos  para a rua José Resende Meirelles, através da Indicação de nº  206/2014

O Presidente da Câmara Municipal de Vinhedo, vereador Rubens Nunes (PR), atendendo as reivindicações dos moradores  do Jardim Florido e Santa Cândida, solicitou à Prefeitura, instalação de iluminação  entre o trecho que se inicia no condomínio Jardim Florido e se estende até o bairro Santa Cândida.
“Este trecho da rua é muito perigoso para os moradores que precisam circular a noite nesta localidade, uma vez que a iluminação é feita somente até uma parte da rua”, explicou.
A reclamação dos moradores consiste na instalação de um redutor de velocidade e iluminação. O vereador também sugeriu a instalação de ponto de ônibus, nos padrões existentes em toda a cidade. “Várias crianças e jovens, que moram no bairro Santa Cândida, estudam na Capela ou Centro e necessitam de maior segurança”, defendeu Rubens Nunes.


Rubens Nunes pede instalação de persianas nas dependências do velório municipal


O Presidente da Câmara Municipal de Vinhedo, vereador Rubens Nunes (PR), tem buscado melhorias para o Velório Municipal de Vinhedo. O parlamentar é autor da Indicação de nº 970/2013, reiterada na primeira sessão legislativa deste ano, que solicita a instalação de persianas no teto de vidro existente em diversos pontos do Velório Municipal.
De acordo com Rubens Nunes, o objetivo é proporcionar condições adequadas aos familiares que perderam seus entes queridos, com um ambiente fresco e protegido dos raios solares.

Em visita, Rubens Nunes constatou as condições do local. “Infelizmente quem utiliza esse serviço está passando por uma grande dificuldade, a perda de alguém. Através de mais essa Indicação, cumpro meu papel como vereador; tenho certeza que a Prefeitura irá viabilizar este pedido de forma rápida”, disse o parlamentar.

Pedido de recapeamento é feito por Rubens Nunes para Av. Delfim


O recapeamento asfáltico e a sinalização de solo na Avenida Delfim, nas proximidades do Viaduto João Baptista Seraphim, foram feitos pelo vereador Rubens Nunes (PR).
A Indicação de nº 22/2014 entrou  em tramitação  já na primeira sessão ordinária do ano e foi encaminhada ao Poder Executivo.
“Este vereador foi procurado por usuários desta via, que pedem o recapeamento asfáltico bem como toda a sinalização de solo da avenida. Em visita ao local, pude constatar que o asfalto está deteriorado com buracos e irregularidades”, disse Rubens Nunes.

Para o vereador, o recapeamento evitará eventuais acidentes de trânsito, quebra de veículos, além de proporcionar melhores condições de segurança à população.

Em atenção ao pedido do presidente Rubens Nunes, Prefeitura realiza manutenção na Rua Arthur Biancalana


Vereador havia solicitado a instalação de uma canaleta no local para melhorar o escoamento de águas pluviais
No início dessa semana a Prefeitura de Vinhedo iniciou os trabalhos para instalação de canaleta na Rua Arthur Biancalana, na Vila João XXIII, em trecho próximo ao Complexo Esportivo do bairro. O trabalho está sendo realizado em atendimento à uma indicação do vereador Rubens Nunes (PR), presidente da Câmara.
A melhoria foi solicitada pelo vereador após a queixa de moradores de que em época de chuvas a água escorria com grande velocidade, invadindo as casas da parte baixa da rua e causando prejuízos. Com a instalação da canaleta, na confluência com a Rua José Ormeneze, parte da água será escoada sendo captada por bocas de lobo, além de reduzir a velocidade do fluxo.

Rubens Nunes acompanhou parte dos trabalhos, como o corte e retirada de trecho do asfalto em que posteriormente foi instalada a canaleta. “A Prefeitura prontamente atendeu a mais essa indicação que beneficiará todos os moradores da área, com a contenção do fluxo de água durante as chuvas a população não mais precisará se preocupar com possíveis danos ao seu patrimônio”, afirmou o presidente.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Escassez de água volta a ser tema de cobrança dos vereadores de Vinhedo




 




O vereador Hamilton Port (PROS), se licencia da Câmara para assumir Secretaria de Meio Ambiente. Anuncio foi feito na 44ª Sessão


Na 44ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vinhedo, na segunda-feira, dia 17, os vereadores voltaram a abordar o caos hídrico na região das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), que gerou cortes no fornecimento de água em muitos municípios. Vinhedo adotou o racionamento de água por causa da baixa vazão dos mananciais.
Sensibilizados sobre o assunto, os vereadores aprovaram por unanimidade a Moção de Apelo nº 27/2014, protocolada pelo vereador Alexandre Viola (PPS), e direcionada ao governador Geraldo Alckmin, para que interceda junto a Sabesp para que se faça o uso equânime das águas do sistema do banco de águas das bacias PCJ, de forma a garantir também o abastecimento na Região Metropolitana de Campinas (RMC).
Mais 10 Moções foram aprovadas, como a de autoria de Paulinho Palmeira (PSB), de Congratulações à Associação dos Vitivinicultores de Vinhedo (Avivi), por seus 10 anos de brilhante trabalho na preservação do produtor de uva no campo.
Mais 17 Indicações foram encaminhadas ao Executivo. Destaque para Márcio Melle (PSB), que solicita a disponibilização de, no mínimo, seis cadeiras de rodas para uso coletivo na Festa da Uva e do Vinho de Vinhedo.

Ordem do Dia
A sessão legislativa da última segunda-feira, também teve a aprovação de dois Requerimentos, com solicitações dos vereadores Marta Leão (PSD), Rodrigo Paixão e Valdir Barreto (ambos PSOL).
No Requerimento de nº 02/2014, os vereadores querem saber quais foram os resultados e decisões das reuniões das comissões de reavaliação de contratações e licitações públicas. Já no Requerimento nº 03/2014, questionam se todos os processos que autorizam loteamentos fechados foram regulamentados.


Explicação Pessoal
O repasse dos recursos provenientes da arrecadação da Zona Azul feito pela Prefeitura à Santa Casa, foi o assunto tratado pelo Presidente do Legislativo, vereador Rubens Nunes (PR). “A discussão sobre os recursos provenientes da Zona Azul vem em um momento importante para a vida financeira da Santa Casa de Vinhedo. Devido aos problemas ocorridos com esta instituição, os funcionários não têm recebido seus salários em dia, comprometendo o orçamento de suas famílias. Em nome desta Casa, estou intermediando as conversas  entre Executivo e  Associação Comercial, para acharmos o melhor caminho para atendermos esses funcionários e também os comerciantes. Assim,  poderemos voltar com aquele trabalho sério que estava sendo feito em questão da Zona Azul. Espero que em breve possamos encontrar o melhor caminho”. 

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Rubens Nunes comemora bons resultados no índice de investimento per capita em saúde de Vinhedo



O total investido em Saúde no ano de 2013 representa 25,93% do orçamento do município


Vinhedo é uma das referências em Saúde da nossa região. O Presidente da Câmara Municipal, vereador Rubens Nunes (PR), confirmou esta informação através da análise dos dados disponíveis no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), do Ministério da Saúde.
A cidade de Vinhedo é, na Região Metropolitana de Campinas (RMC), a que mais investiu em saúde per capita no ano de 2013. Com um total de R$ 79.578.303,54, a cidade registrou um índice de investimento na ordem de R$ 1.139,35 por habitante.
De acordo com Rubens Nunes, a divulgação destes índices proporciona à Administração e à própria comunidade, a possibilidade de verificar com base em números reais, se o que está sendo feito corresponde às expectativas da população. “Tudo isso, demonstra que Vinhedo tem sim, melhorado e feito o melhor pela sua gente”, ressaltou o Presidente do Legislativo.

Investimentos
Os investimentos registrados em 2013 foram em todas as áreas, desde atenção básica aos atendimentos especializados, exames e procedimentos de alta complexidade. Um dos destaques foi o início das operações da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas – UPA, responsável juntamente com o Pronto Atendimento da região da Capela por todos os atendimento de urgência e emergência na cidade; também vale como destaque o novo convênio para atendimento dos casos encaminhados via UPA  e Pronto Atendimento Capela com o Hospital Galileo, proporcionando atendimento eficiente e com qualidade aos pacientes SUS de Vinhedo; também foram destaques investimentos em programas preventivos, como grupos de idosos, gestantes, homens, mulheres, enfim, para todas as faixas etárias e sexos, com acompanhamentos, dicas e exames preventivos com foco na qualidade de vida e saúde; e mais recentemente os investimentos na área da tecnologia da informação aplicada à saúde, no programa Vinhedo Cidade Digital, que já possibilita à secretaria de Saúde, via sistema interligado a todas as unidades básicas, gerenciar as marcações de consultas e exames de forma a proporcionar agilidade e rapidez no atendimento (por exemplo, desde o ano passado, o usuário do sistema de Saúde em Vinhedo consegue, rapidamente, agendamento para consultas e exames mesmo que na unidade básica próximo à sua casa não tenha disponibilidade imediata, já que a secretaria da saúde, pelo sistema informatizado, consegue remanejar o usuário para ser atendido pelo médico e unidade básica que tem o menor tempo de atendimento, em alguns casos até para o mesmo dia).



Rubens Nunes ressalta importância da campanha de imunização contra HPV



No Brasil, o câncer de colo de útero é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres


O Presidente da Câmara Municipal de Vinhedo, vereador Rubens Nunes (PR), tem se mobilizado para discutir junto a Secretaria de Saúde da Prefeitura, a estratégia de implantação da vacina contra o Papiloma Humano (HPV), no município.  A campanha de imunização contra o vírus atingirá meninas de 11 a 13 anos de idade.
Segundo Rubens Nunes, o objetivo é a prevenção ao câncer de colo de útero. O parlamentar lembra que a vacina é gratuita.
A meta da Secretaria de Saúde de Vinhedo é vacinar pelo menos 80% das 1.435 meninas na faixa etária de 11 a 13 anos. A campanha de imunização prevê mais duas fases. A segunda dose será aplicada seis meses depois, ou seja, em setembro, nas unidades de saúde, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.
“Para se atingir esse público, é importante sensibilizar pais e educadores, para que estas meninas sejam imunizadas antes de entrarem em contato com o vírus”, explica Rubens Nunes. 
O parlamentar ressalta que a vacinação não descarta a educação em saúde; “consultas periódicas com o médico ginecologista, entre outros meios que colaboram na prevenção, para que estas jovens não venham a desenvolver o câncer de útero no futuro”, diz Rubens Nunes.



terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Câmara de Vinhedo aprova projeto que altera a Lei Geral das Microempresas










A Finalidade de e incentivar a Atuação de microempreendodores do Municipio Pela Simplificação de Obrigações Administrativas, ALÉM de OUTROS Benefícios de Inclusão Sócio-Econômica


FOI Aprovado Nesta segunda-feira, dia 10, Pelo Plenário da Câmara Municipal de Vinhedo, o Projeto de Lei Complementar n º 7/2013 de autoria do Poder Executivo. O Projeto Altera a Lei Complementar Municipal n º 105/11, Que regulamenta o Tratamento Diferenciado e favorecido como microempresas e empresas de Pequeno Porte.
Entre como alterações propostas não Projeto, Ha uma Criação Pela Administração Pública, não Comitê Gestor Municipal das Micro e Pequenas Empresas, AO quali Caberá gerenciar o Tratamento Diferenciado e favorecido AOS microempreendedores indivíduos (MEI), microempresas (ME) e empresas de Pequeno Porte ( PPE).
Com um implementation destes Novos Dispositivos, microempresários OS Terao isenção não Pagamento da taxa de LICENÇA e Fiscalização parágrafo LOCALIZAÇÃO, Instalação e Funcionamento, ASSIM como, Serviços de Todos os de consultoria e instrutória contratados Terao uma alíquota   de ISSQN reduzidas a 2%.

Na Ordem do Dia, Os vereadores also aprovaram o Requerimento de n º 1/2014, de Aparecido Dias, o "Bacural" (PTB).   Nele, o vereador question Quantas Ocorrencias de apreensão de Drogas, Furtos e Roubos FORAM realizadas Pela Romu los 2013 , Por Que algumas viaturas fazem batalhão nao tem um grau de Proteção Para o Transporte de meliantes, JA Opaco uma MESMA E Item de Segurança.

Explicação Pessoal

Na fase da Explicação Pessoal, na quali OS vereadores FAZEM USO da Tribuna em Tempo regimental de 15 Minutos, o presidente da Câmara, vereador Rubens Nunes (PR), parabenizou a Organização Responsável Pela Abertura da Festa da Uva. "Sabemos Que a Festa E Fruto de hum Trabalho Conjunto los,   o Quao Difícil E Poder organizar hum Evento Desse porte; Durante a Inauguração, pudemos observar a alegria dos Produtores de frutas e vinhos los Poder ver Produtos SEUs, plantados por e colhidos los Vinhedo, Sendo Expostos parágrafo visitantes de Toda Região ".

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Emoção marca a inauguração oficial da 53ª Festa da Uva e 5ª Festa do Vinho














































O Presidente da Câmara Municipal, Rubens Nunes, acompanhado de sua esposa, não escondia a emoção em fazer parte de mais uma abertura oficial da Festa


Com a presença de muitas autoridades, a Prefeitura de Vinhedo, inaugurou no sábado, dia 08 de fevereiro, a 53ª Festa da Uva e 5ª Festa do Vinho, no Parque Municipal Jayme Ferragut. Neste ano, a festa se estende por três finais de semana.
O Presidente da Câmara Municipal, vereador Rubens Nunes (PR), acompanhou o prefeito Milton Serafim (PTB), na apresentação da estrutura que o evento dispõe. Também estiveram presentes a vereadora Ana Genezini (PTB), os vereadores Val Rodashow (PTB), Junior Chóca (Solidariedade), Bacural (PTB), Hamilton Port (PROS), Edu Gelmi (PMDB), Nil Ramos (PROS), Márcio Melle (PSB), Alexandre Viola (PPS), Dr. Dario Pacheco (PSDB) e Paulinho Palmeira (PSB).
Para representar o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, a secretária estadual de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi compareceu a abertura do evento. Também prestigiaram a Festa, diversos deputados, como Campos Machado, deputado estadual.
“Nosso objetivo é valorizar a história da produção de uva em nossa cidade, a gastronomia vinhedense, as tradições, os artistas locais e a produção artesanal”, disse Rubens Nunes.
O Presidente da Câmara Municipal lembrou que o modelo adotado na Festa da Uva e do Vinho de Vinhedo, é sempre um sucesso, o que mostra que a cidade está no caminho certo. “Prefiro falar com o coração quando menciono os produtores rurais. Porque esta festa tem a simplicidade e a riqueza do esforço do homem do campo em nossa cidade”, disse Rubens Nunes.
Por fim, o parlamentar elogiou todos os produtores, servidores públicos, secretariado, diretores, autoridades e visitantes, que se esforçam para fazer uma grande festa e ajudam a projetar o evento nacionalmente.

Leilão de frutas
Se você escolher visitar a 53ª Festa da Uva e 5ª Festa do Vinho de Vinhedo aos domingos não pode perder a oportunidade de acompanhar o leilão de frutas, que irá ocorrer nos dias  próximos 16 e 23, sempre às 15h, no Ginásio de Esportes do Parque Municipal Jayme Ferragut.
As frutas doadas pelos produtores rurais que participam da festa são julgadas por engenheiros agrônomos da CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, órgão da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento – às sextas-feiras. É feita a classificação das frutas nas categorias de 1º, 2º e 3º lugar, além de menção honrosa (4º lugar). As frutas premiadas, dos mais variados tipos, ficam em exposição a partir de sábado até a hora do leilão.
Qualquer visitante pode participar dando seu lance e a função do leiloeiro é valorizar ao máximo as frutas, realizando a venda pelo maior preço possível.
A renda obtida com o leilão é revertida à cerimônia de premiação aos produtores rurais participantes da festa, realizada durante o mês de setembro, como forma de valorizar a atividade agrícola. Já as frutas não leiloadas, são doadas às instituições sociais de Vinhedo.