sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Rubens Nunes apoia Campanha Novembro Azul

Municipalidade elaborou programação especial para conscientização da população

 

 

Sempre ligado às causas voltadas à preservação da saúde dos vinhedense, o vereador Rubens Nunes (PR) declarou seu apoio à Campanha Novembro Azul, realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, que visa conscientizar os homens sobre a importância da realização do exame preventivo do câncer de próstata, o PSA - Antígeno Prostático Específico.

O vereador convoca todos os moradores da cidade, do sexo masculino, com mais de 40 anos, para realizarem o exame do PSA nas unidades da saúde do município. Basta procurar a unidade de saúde mais próxima para receber as orientações que devem ocorrer antes do exame e, posteriormente, realizar a coleta de sangue. O exame será oferecido gratuitamente.

Mesmo quem já fez o teste nos anos anteriores deve atualizá-lo anualmente como forma de prevenção ao câncer de próstata, já que se a doença for descoberta no início, as chances de cura são muito altas.

O resultado do exame fica pronto em aproximadamente 10 dias e deve ser retirado na própria unidade de coleta. Em caso de alterações no exame, o paciente será encaminhado para consulta com médico urologista na Rede Municipal de Saúde e passará por investigação ambulatorial.

“É de extrema necessidade que a população masculina se conscientize quanto a importância dos exames preventivos relacionados ao câncer de próstata, os familiares devem incentivar seus filhos, pais e maridos com 40 anos ou mais para que procurem as unidades de saúde mais próxima para realização do exame”, enfatizou Rubens Nunes.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Perde apenas para o câncer de pele não-melanoma. Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. O exame de PSA pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença.

A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizado e definido após discutir os riscos e benefícios do tratamento com o médico.
 
Pontos turísticos iluminados

Durante o mês de novembro, dois pontos turísticos de Vinhedo, o Memorial do Imigrante e o Monumento do Cristo Redentor, no Portal Vinhedo-Itatiba, estarão iluminados com a cor azul para reforçar a importância da população masculina cuidar da saúde. 

O Movimento Novembro Azul

Batizado de “Novembro Azul”, a campanha promovida no penúltimo mês do ano tem como objetivo diminuir a taxa de mortalidade pelo câncer de próstata, que atualmente é o segundo tipo de tumor que mais atinge a população masculina, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário