segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Vereadores recebem Plano Municipal de Educação para apreciação












Na tarde desta quinta-feira, dia 09, o prefeito Jaime Cruz (PV) esteve na Câmara Municipal para protocolar o Projeto de Lei nº 44/2014, que trata do primeiro Plano Municipal da Educação, contemplando metas a serem cumpridas nos próximos 10 anos.
O Plano Municipal de Educação é um amplo plano que contempla a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei Federal 9.394/1996), o Plano Nacional da Educação (Lei Federal 13.005/2014) e a Legislação Específica da Educação Especial.
O Presidente da Casa, Rubens Nunes (PR) e os vereadores Paulinho Palmeira, Marcio Melle (ambos PSB), Aparecido Dias, o “Bacural” (PTB), Dario Pacheco (PSDB) e Nil Ramos (PROS) participaram da reunião, assim como o Secretário de Educação, Luiz Fernando de Biasi; de Governo, Eliazar Ceccon; e de Negócios Jurídicos, Elvis Tomé.
“As ideias contidas no Plano Municipal de Educação tem origem na preocupação da Administração com a educação, tendo em vista o novo contexto social em que vivemos. Iremos analisar cautelosamente este Projeto, que representa uma grande conquista para o município”, afirmou Rubens Nunes.
O Plano traz cerca de 30 metas, entre elas, a que estabelece atendimento das demandas da Educação Infantil (Creche, pré-escola e modalidade educação especial), Ensino Fundamental (regular, modalidade EJA e Educação Especial) e Ensino Médio (modalidade EJA e educação especial); possibilita condições de acesso e permanência para os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e necessidades educacionais na Rede Municipal de Ensino; define normas de conduta para assuntos que tratam de promoção da saúde, transporte, assistência social e Conselho Tutelar; estabelece políticas de incentivo à pesquisas, estudos e atividades, entre outras metas. Para a formação e valorização dos trabalhadores de educação também são estabelecidas metas, voltadas principalmente à capacitação.

ETEC
Também na tarde de quinta-feira, dia 09, foi protocolado na Câmara Municipal, o  Projeto de Lei para abertura de mais uma sala em parceria com a ETEC -Escola Técnica Estadual, do Centro Paula Souza, do Governo do Estado de São Paulo, desta vez na região da Capela, na E.M. Dom Mathias, com foco curso técnico noturno em Administração. É a 2ª sala que a Prefeitura consegue para Vinhedo, já que existe outra ETEC na E.E. Prof.Israel Schoba com curso técnico de logística no período noturno, que continua disponível para a população.

“A inauguração deste curso na Capela vem  atender os anseios de muitos jovens, uma vez  que a ETEC  supria a necessidade da região central. Estou muito contente por essa nova sala de aula da ETEC na Capela e sei o quanto os moradores poderão usufruir, se preparando para o mercado de trabalho numa instituição de respeito e qualidade”, disse Rubens Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário