sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Em reunião organizada pelo presidente Rubens Nunes, vereadores esclarecem questões sobre a água junto a prefeito e Sanebavi



                                     





Prefeitura apresentou as ações realizadas desde 2009 para melhora no abastecimento e os planejamentos para amenizar a crise e para o futuro

Na manhã dessa quarta-feira, 22, o presidente da Câmara, vereador Rubens Nunes (PR), acompanhado de outros 11 parlamentares, se reuniu na Prefeitura junto ao prefeito Jaime Cruz e ao superintendente da Sanebavi - Saneamento Básico Vinhedo, Odair Seraphim – Odair Seraphim “Canjica”, para debater sobre a crise hídrica que assola a cidade e todo o Estado de São Paulo e também conhecer detalhes do Plano de Abastecimento da cidade, especificamente as obras já realizadas, em andamento e os resultados destas ações no planejamento da cidade.
O encontro foi promovido graças à iniciativa do presidente do Legislativo vinhedense, Rubens Nunes, que procurou o prefeito assim que foi anunciada a impossibilidade de captação no Rio Capivari, responsável por 52% do abastecimento municipal, devido ao baixo nível da água e consequente concentração de poluentes. Acompanharam à presidência na reunião os vereadores Alexandre Viola (PPS), Ana Genezini (PTB), Dario Pacheco (PSDB), Edu Gelmi (PMDB), Márcio Melle (PSB), Marta Leão (PSD), Nil Ramos (PROS), Rodrigo Paixão (PSOL), Paulinho Palmeira (PSB), Valdir Barreto (PSOL) e Val Rodashow (PTB).
“Essa reunião foi uma iniciativa dessa presidência, com total apoio da mesa diretora da Câmara, para que a Prefeitura possa esclarecer a real situação vivida por Vinhedo com relação à água, o planejamento para esse momento de crise e as principais necessidades do município; sabemos que a crise hídrica é uma realidade em todo o Estado e também em outras partes do país, e que mais de 60 cidades declararam Estado de Emergência, portanto, é fundamental que mantenhamos um diálogo franco entre Legislativo e Executivo para trabalharmos juntos em prol da água e de nossa população”, enfatizou Rubens Nunes ao abrir a reunião.
Entre os dados apresentados, destaque para os números de captação, perda, tratamento e distribuição de água na cidade, as ações de racionamento (Vinhedo foi uma das primeiras cidades do Estado de São Paulo a adotar racionamento, ainda em novembro do ano passado), a implantação do rodízio após a interrupção de captação no Rio Capivari, e as medidas emergenciais adotadas para suprir esta incapacidade.
No encontro, o prefeito e o superintendente da Sanebavi apresentaram detalhes de uma série histórica relacionada a captação, perda, tratamento e distribuição de água na cidade, incluindo o panorama atual, após a suspensão da captação no Rio Capivari e o Plano Futuro de abastecimento, proporcionado pelas obras em andamento, especificamente a construção do novo reservatório de 2 milhões de litros de água e a 3ª Estação de Tratamento de Água, no São Joaquim, que pelo posicionamento estratégico e capacidade, irão aumentar a capacidade de tratamento de água na cidade nos próximos anos.
Há uma semana, a Sanebavi precisou iniciar o rodízio de fornecimento de água na cidade, atingindo os bairros atendidos pela Estação de Tratamento de Água - ETA 1. A medida foi necessária devido a obrigatoriedade de interrupção na captação de água no Rio Capivari, por conta do alto índice de poluentes, que levou, inclusive, o prefeito Jaime Cruz decretar situação de emergência na cidade, pelo decreto 216, de 4ª feira, destacando, principalmente, uma série de novas ações para esta situação de seca e falta de chuva que afeta grande parte do estado de São Paulo.
Vinhedo tem trabalhado com planejamento por conta da forte estiagem e ausência de chuvas no estado. Desde novembro do ano passado, a Sanebavi trabalhava com um plano de racionamento eletrônico (antes do rodízio) que permitia, de acordo com situações elevadas de consumo, interromper, em alguns bairros, a distribuição por 3 a 4 horas por dia.
Canjica ainda informou na reunião que a Sanebavi está buscando recursos hídricos em propriedades particulares do município, como em lagoas que possam ser utilizadas como fonte alternativa para complementar o abastecimento de água até que a água do  Rio Capivari esteja apta novamente para captação e tratamento. 
Índice de perdas – um dos menores da RMC 
Segundo levantamento realizado pela equipe técnica da Sanebavi. Vinhedo é um dos municípios da RMC – Região Metropolitana de Campinas – a registrar um dos menores índices de perda de água. Nos últimos anos a cidade apresentou percentuais de controle de perda expressivos, sendo que em 2012 registrou 30,63% de desperdício em relação a quantidade de água captada e distribuída, indicando que o município está no caminho certo para evitar o desperdício de água.
Esta marca histórica reflete aos investimentos realizados pela Prefeitura e pela Sanebavi nos últimos anos em equipamentos e tecnologia para preservar o recurso hídrico, como por exemplo expansão e troca de rede de água (mais de 46 km de extensão em diversos pontos do município), instalação de novas tubulações, substituição de mais de 13 mil hidrômetros com mais de 5 anos de uso, intensificação de combate às fraudes e monitoramento do nível de água de todos os reservatórios.
Destaque também para a instalação de redutores de vazão nas unidades da Rede Municipal de Ensino, como forma de controle de desperdício, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental. 
Rodízio de Fornecimento 
Abaixo, segue o Rodízio de Fornecimento por sistema de abastecimento e os respectivos bairros. O horário indica o tempo em que, de segunda a segunda, será distribuído água para o sistema respectivo, enquanto se processa o restabelecimento total de captação, tratamento e distribuição de água na cidade. 
Sistema da Boiada (fornecimento de água das 7h às 17h) 
Residencial São Miguel, Vila Renascer, Jardim Primavera, Estância das Flores, Jardim dos Pássaros, Ferragut, Condomínio Vivenda das Vinhas, Residencial Grappe Village, Alpes de Vinhedo, Nova Aliança, Terras de São Francisco 1 e 2, Pinheirinho, Santa Claudina, Vila Fontaine, Residencial Arco Iris, Vila Di Treviso, Jardim Três Irmãos, Condomínio Vista Alegre (Sede e Café), São Matheus, Bosque das Araras, Altos do Morumbi, Chácaras Fim de Semana, Casa Verde, Chácaras São Bento, Nova Vinhedo, Residencial Aquário, Nova Era, Residencial Joana, Vila Milanez, Vila Pafaro, Parque Brasília, São Diego, São Joaquim, Morada dos Executivos, Marambaia, Chácaras do Trevo, Sol Vinhedo Village, Santa Rosa, Jardim Brasil, Alves Nogueira, Jardim Alba, Jardim Itália, Jardim Junco, Loteamento Antonio Trevisan e Jardim Pinhata. 

Sistema Mirante das Estrelas (fornecimento de água das 18h às 6h) 
Jardim São Thomé, Vila Santana, Jardim Miriam, Residencial Jardim Florência, Vila João XXIII, Vila Romana, Vila Pompeia, CDHU Mario Covas, Vila Junqueira, Vila Mingarelli, Loteamento Bem Te Vi, Parque Yolanda, Vila Fátima, Residencial Ipê Velho, Jardim Panorama I e II, Recanto dos Paturis, Bosques de Grevílea, Morada do Sol, Morada da Lua, Jardim das Palmeiras, Reserva da Mata, Chácaras Mirante das Estrelas, Residencial Világgio Di Verona, Jardim Melle, Morada do Bosque, Vila Monte Verde, Observatório, Residencial Villa D’Oro, Chácaras Recanto das Canjarana, Chácaras do Lago, Chácaras da Adutora, Macaúba, Jardim Floresta, Jardim Europa, Jardim Paulista I e II, Campos de Toscana. 

Região Central (fornecimento de água das 7h às 22h) 
Vila Magalhães, Vila Planalto, Vila Trevisan, Vila Galo, Residencial Flora, Centro, Jardim Nova Canudos, Residencial Terras de Vinhedo, Jardim América, Jardim Cruzeiro, Jardim Trevisan I e II, Jardim Emília, Vila Valmonte, Vila Lorenzon, Codato, Santa Leonilda.
Região da Capela 
A região da Capela, a mais populosa de Vinhedo, que é abastecida pela ETA 2 – Estação de Tratamento de Água Santa Cândia – não entrará no sistema de Rodízio, já que não sofreu impacto na distribuição, por ser abastecida por outro manancial, o Córrego do Moinho.



quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Reeleição de Dilma Rousseff é o assunto da primeira sessão após o pleito





A petista se reelegeu com 51,6% dos votos, enquanto Aécio Neves (PSDB) obteve 48,4%

O segundo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT) e a vitória apertada nas urnas do último domingo, dia 26, foi o assunto desta 76ª Sessão Ordinária. Após a leitura do Expediente, os vereadores votaram as nove Moções da pauta do dia; Aplausos às equipes de futebol “Boa Esporte” e “Unidos do Maranhão” pelo Campeonato da Série Bronze de Futebol Amador; Aplausos ao “Esporte Clube Capela” e “Vila João XXIII” pelo “Bicampeonato Veterano de Futebol”;  Congratulações à Maria Teresa Negreiros, presidente do Conselho de Meio Ambiente dos Lions Clubes do Distrito LC 2; Aplausos à Edson Ferreira pelo 1º Fórum Leonístico de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Aplausos à Waldomiro Luiz Bampa, artista plástico pela premiação no 18º Salão de Artes Plásticas de Catanduva; Aplausos à Secretaria de Esportes e Lazer pela conquista de 15 medalhas na etapa de Barueri da Associação Regional de Natação; Aplausos à equipe de Karatê pela conquista de medalhas no Campeonato Brasileiro; Aplausos aos alunos premiados da rede municipal de ensino pelo concurso “Estradas para a Cidadania”; Aplausos à equipe Cougars Rugby pelo 7º lugar no Campeonato Paulista de Rugby.
Nas 26 Indicações, destaque para Márcio Melle (PSB) que pede a instalação da rede de esgoto no bairro Morada da Lua, interligando com a rede do Jardim Melle ou Reserva da Mata. O vereador juntamente com Alexandre Viola (PPS), Ana Genezini (PTB), Paulinho Palmeira (PSB), Rubens Nunes (PR), Nil Ramos (PROS) e Val Souza (PTB) indicam à Prefeitura, o fornecimento de caixa d’agua às pessoas menos favorecidas economicamente, para que possam utilizar em suas residências.

Ordem do Dia
A Câmara Municipal rejeitou o Requerimento de nº 64/2014, de autoria da bancada do PSOL, Rodrigo Paixão e Valdir Barreto. O Projeto de Resolução nº 5/2014 foi aprovado por 14 votos favoráveis. Os vereadores aprovaram também por unanimidade os Projetos de Lei Ordinária nº 43 e 46/2014.


Explicação Pessoal
 O Presidente Rubens Nunes (PR) mencionou a visita feita ao lado do superintendente da Sanebavi, o “Canjica” e o prefeito Jaime Cruz nas estações de tratamento de água e as obras em andamento na área de saneamento básico em Vinhedo. “Nós estivemos reunidos na Prefeitura na última quarta-feira, foi oportuno para esclarecer e tirar dúvidas. Na sexta-feira, pudemos ir visitar onde está sendo construído um reservatório de dois milhões de litros de água, na Estrada da Boiada. Aquele vereador que não pode estar presente, não vou questioná-lo, porque cada um sabe dos seus compromissos. Quando apresentei o ofício foi para que pudéssemos estar o mais rápido possível com o prefeito para debatermos a questão da água”.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Presidente Rubens Nunes prestigia finais do Veterano e Série Bronze do futebol amador





















Finais foram realizadas no Campo da Capela nessa sábado, 18
No último sábado o presidente da Câmara, vereador Rubens Nunes (PR), prestigiou as finais de dois campeonatos do futebol amador vinhedense, ambas realizadas no Campo da Capela, localizado no Centro de Lazer do Trabalhador Aurora do Sudário.
O primeiro jogo, válido pela final do Campeonato de Veteranos, foi disputado entre o Esporte Clube Capela e a Vila João XXIII, com vitória do time da “casa” por 6 a 0; enquanto na final do Sério Bronze, equivalente a 3ª divisão do futebol amador municipal, o Boa Esporte sagrou-se campeão sobre o Unidos do Maranhão na disputa por pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar.
Rubens Nunes participou da premiação às equipes acompanhado dos também vereadores Nil Ramos (PROS), Bacural Dias (PTB), Paulinho Palmeira (PSB) e Dario Pacheco (PSDB), e do diretor da Secretaria de Esportes, Carlos Henrique Gomes da Silva, o Carlão.
“Mais uma vez o futebol de nossa cidade proporcionou uma excelente tarde de lazer, com muitas famílias presentes, comprovando que essa é uma tradição saudável de nossa cidade; é gratificante poder prestigiar tantos amigos em campo e ver o esporte ser enaltecido”, afirmou Rubens Nunes, grande incentivador do esporte em nossa cidade.
Moções de Aplausos
Além do apoio in loco as equipes, Rubens Nunes encaminhará os quatro times finalistas Moções de Aplausos pela ótima campanha nos certames municipais. A homenagem é destinada a todos os atletas, comissão técnica, dirigentes e demais colaboradores das equipes.


terça-feira, 21 de outubro de 2014

Escassez de água é debatida na 75ª Sessão Ordinária


 
 
 
O estado de São Paulo enfrenta atualmente a maior crise hídrica de sua história

 

A estiagem atípica que afeta Vinhedo e os munícipios da região neste ano, foi amplamente discutida durante a 75ª Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira, dia 20.  Na mesma noite, o plenário decidiu por adiar a votação do Requerimento nº 64/2014, apresentado pela bancada do PSOL, Valdir Barreto e Rodrigo Paixão, que solicita a convocação do Superintendente da Sanebavi para prestar esclarecimentos sobre a crise hídrica. Conforme justificado pelos vereadores, na próxima quarta-feira, dia 29, já está confirmada uma reunião com o prefeito Jaime Cruz e Odair Seraphim, Superintendente da Sanebavi, para tratar do assunto.

Os vereadores também apreciaram sete Moções; Congratulações aos servidores públicos municipais pelo “Dia do Funcionário Público” celebrado em 28 de outubro, Aplausos à Casa de Carnes João XXIII pela realização do evento em comemoração ao Dia das Crianças; Congratulações à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes pela procissão e solenidade em Louvor à Nossa Senhora Aparecida; Congratulações aos agricultores e ao Secretário de Indústria, Comércio e Agricultura pelo “Dia da Agricultura”, comemorado no dia 17 de outubro; Congratulações à Secretária de Assitência Social, Claudineia Vendemiatti, pelo “Dia Internacional da Erradicação da Pobreza”, celebrado em 17 de outubro; Pesar às famílias de Waldemar Brunelli e Ruth Moraes Palmeira.

Entre as Indicações, destaque para Nil Ramos (PROS) e Edu Gelmi (PMDB), que solicitam a cobertura da quadra do CEI Marques de Rabicó, no Jardim Nova Canudos. Marta Leão também pede a colocação de containers para coleta seletiva de lixo na rua Credêncio Zechin.

Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram por unanimidade os Requerimentos nº 60, 62 e 63/2014, que solicitam cópia da avaliação dos Planos de Ações Ambientais do município de Vinhedo no Programa Município Verde Azul nos anos de 2013 e 2014;  quantidade de Autos de Inspeção lavrados pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo; balanço contábil e financeiro da Sanebavi no exercício de 2013.

Em 1ª Discussão e Votação, os vereadores aprovaram o Plano Municipal para Infância e Adolescência (PMIA) do Projeto de Lei Ordinária nº 33/2014; Convênio com o Ministério dos Esportes no valor de R$ 300 mil para reforma e construção de praças de esportes através do Projeto de Lei Ordinária nº 37/2014; Convênio com Ministério das Cidades para implantação de passeio público e acessibilidade em várias ruas do município, no valor de R$ 300 mil através do Projeto de Lei Ordinária nº 38/2014, Convênio com Secretaria da Saúde para aquisição de equipamentos para saúde no valor de R$ 500 mil através do Projeto de Lei Ordinária nº 39/2014; Convênio com a Secretaria Estadual de Habitação para reforma e manutenção dos conjuntos habitacionais Vinhedo “D” e “E”, no valor de R$ 74 mil através do Projeto de Lei Ordinária nº 40/2014; Convênio com a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude objetivando a instalação de duas academias ao ar livre,  através do Projeto de Lei Ordinária nº 41/2014.

 

 

Tribuna de Representante

A presidente da Federação das Entidades Assistenciais de Vinhedo (FEAVIN), Cristina Mazon esteve na Câmara Municipal para falar sobre a cessão para cobrança do sistema rotativo de estacionamento (Zona Azul), como forma de arrecadar fundos para sete entidades assistenciais da cidade.

“Nós viemos aqui hoje para falar sobre o Projeto de Lei nº 48, que entrou em tramitação nesta Casa, que versa sobre o estacionamento rotativo, a Zona Azul. Quando nós trabalhamos no estacionamento da Festa da Uva, nós já pensávamos em assumir o estacionamento rotativo também. Fizemos uma reunião com o então prefeito Milton Serafim e logo depois com o prefeito atual Jaime Cruz. Ambos nos puseram a par de que concordavam que nós assumíssemos o estacionamento. Desde então, a FEAVIN tem trabalhado insistentemente para que nós possamos administrar e operacionalizar o estacionamento com uma gestão de bastante qualidade. Estamos prontos para assumir esta tarefa”.

 

 

Explicação Pessoal

O Projeto de Lei Ordinária nº 37/2014, que autoriza o convênio com Ministério dos Esportes foi o tema de Rubens Nunes (PR). “Desde 2009, em meu primeiro mandato, estamos atentos para a situação dos espaços para a prática de esportes e lazer. Ficamos felizes em poder proporcionar aos moradores dos bairros Vida Nova e Altos do Morumbi um novo espaço de lazer. Nós temos debatido sobre  as academias ao ar livre, como as instaladas no Jardim Três Irmãos, Vila João XXIII, Vila Planalto e Cascais. Eu defendo a presença de um profissional, um técnico especializado para orientar as pessoas da forma correta de utilizar os equipamentos das academias ao ar livre”.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Rubens Nunes visita Secretaria de Educação e conhece trabalhos da pasta dos últimos meses


Pasta mudou de secretário recentemente
No meio da semana o presidente da Câmara, vereador Rubens Nunes (PR), se reuniu com o secretário interino de Educação, Luis Fernando de Biasi, na sede da Pasta, localizada na confluência das Ruas Antônio Barbosa e Aníbal Lelis de Miranda. O edil conheceu o trabalho do novo secretario e os planejamentos da Secretaria.
O assunto de maior destaque na reunião foi a merenda escolar. O secretário apresentou os resultados de uma pesquisa de aceitação feita junto aos alunos da rede municipal, cujo resultado foi a aprovação de 78% dos matriculados. Dentre os 22% registrados como não favoráveis a nova merenda, 19% na verdade não comem o alimento, a grande maioria por não ter tempo devido ao horário conflitante do almoço com a chegada dos transportes escolares particulares.
Atualmente a Prefeitura oferece três refeições aos alunos do matutino (café, lanche e almoço), da tarde (almoço, lanche e janta) e cinco aos do ensino integral (café, lanche, almoço, lanche da tarde e janta).
O controle com relação as sobras da merenda também foi abordado pelas autoridades. De acordo com dados apresentados pelo secretário, quando assumiu a pasta as sobras somavam 25% do alimento oferecido aos alunos. Desde então a Secretaria reduziu em 5% o total de alimento disponibilizado e tal mudança já surtiu efeito resultando em diminuição significativa nas sobras. Em algumas escolas o percentual de sobra chega a 0,5%.

“É gratificante visitar a Secretaria de Educação e ver que o excelente trabalho realizado pela Pasta teve continuidade, esses estudos apresentados pelo secretário demonstram a preocupação da administração municipal com nossos alunos, atitude que compartilho como presidente da Câmara, buscando sempre conhecer as necessidades dos alunos e professores e dialogando com a Secretaria para contribuir com proposituras para a educação vinhedense”, enfatizou Rubens Nunes. 

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Vereadores cobram para que parecer da Telefônica seja apurado com mais rigor


Os vereadores da Câmara Municipal de Vinhedo enfatizaram nesta segunda-feira, dia 13, durante a realização da 74ª Sessão Ordinária, que a operadora de telefonia responsável pela emissão de ofício acerca da quebra do sigilo telefônico do vereador Alexandre Viola (PPS) seja cobrada com maior austeridade em relação às informações oferecidas.
A cobrança inicial partiu do próprio vereador Alexandre Viola, mas todos os demais parlamentares também apoiaram a iniciativa. “Não imaginava que neste período de 15 dias de ausência, de uma viagem previamente agendada de trabalho, tantas coisas pudessem acontecer em tão pouco tempo. Quando cheguei sábado, pude tomar mais ciência da situação e vi no rosto dos meus pares, amigos e pacientes, uma necessidade de explicação do que aconteceu. Infelizmente não pude estar aqui quando os fatos foram apresentados e lamento a forma como os quais foram apresentados. Tenho certeza daquilo que eu disse nesta Tribuna, não tiro uma vírgula do que foi dito. Por trás deste vereador, existe um profissional e uma pessoa muito séria; tenho certeza que não é da vontade de nenhum vereador difamar ninguém”.
Sensível à necessidade de urgência do caso, o Presidente do Legislativo, Rubens Nunes (PR) afirmou que a Casa está tomando as medidas cabíveis. “Sobre assunto tão debatido hoje em relação às acusações contra o nosso vice-presidente, quero registrar que foi feito um procedimento interno administrativo, no qual o nobre vereador tem um prazo para apresentar o seu parecer”.
No Expediente, os vereadores aprovaram 13 Moções; Congratulações à Maria Isabel Perina, presidente do Conselho de Alimentação Escolar pelo “Dia Mundial” da Alimentação; ao Dr. Manoel Matheus Netto, pelo “Dia Mundial do Médico”; aos professores de Vinhedo pelo “Dia do Professor”; à Dra. Maria do Carmo Saviello Defini, coordenora do Setor de Agricultura em Vinhedo, pelo “Dia do Engenheiro Agrônomo”; à Secretaria de Cultura e Turismo pela 20ª edição do Festevi; ao jornal Tribuna de Vinhedo, Folha Notícias e Jornal de Vinhedo pelos relevantes serviços prestados no último pleito, realizado no dia 05 de outubro; Aplausos ao 1º Encontro Municipal dos Conselhos Escolares, realizado no dia 07 de outubro; Exposição Internacional “Arte, Verdade, Benevolência e Tolerância” no Centro Cultural de Vinhedo; aos atletas e professores pela conquista de sete medalhas na 2ª Etapa do Bad Boy Open de Taekwondo realizado no dia 28 de setembro, ao deputado federal “Paulinho da Força” e ao deputado estadual Alexandre Pereira.
Nas oito Indicações, destaque para a de Nil Ramos (PROS) e Dario Pacheco (PSDB) para manutenção da quadra esportiva situada na rua Ametista, no bairro Bela Vista, em frente aos prédios da CDHU.

Ordem do Dia
O Projeto de Resolução nº 4/2014 foi aprovado por unanimidade. A propositura dispõe sobre a participação de Delegação da Câmara Municipal no 7º Congresso Brasileiro das Câmaras Municipais em Brasília.
Em Discussão e Votação Únicas, 42 Projetos de Decreto Legislativos foram aprovados pelos vereadores. Confira abaixo as honrarias concedidas:
Funcionário Público Municipal do Ano – Juliana Furlan Ravagnani
Funcionário Público Municipal do Ano - Carlos César Ivo Sant’ana Ovalle
Funcionário Público Municipal do Ano - Michelle Torsani Fini
Funcionário Público Municipal do Ano - Davi da Silva Peronica
Funcionário Público Municipal do Ano - Pedro Marcelo Bressan
Diploma de Mérito Policial - Carla Maria Biasioli Arruda
Diploma de Mérito Policial - João Carlos Ivanoff Nunes
Diploma de Mérito Policial - Carlos Renato de Melo Ribeiro
Diploma do Mérito Administrativo – Erick Leite
Diploma do Mérito Administrativo – Orlando Ceccon
Diploma do Mérito Administrativo – Aparecida Maria Gallo Ferreira
Diploma de Reconhecimento – Lar Escola Amor e Luz (LEAL)
Diploma de Reconhecimento – Centro Espírita Batuira de Vinhedo
Diploma de Reconhecimento – Rotary Club de Vinhedo
Diploma de Reconhecimento - Posto de Bombeiros de Vinhedo
Diploma de Reconhecimento – Adota Vinhedo
Cidadão Benemérito – Fábio Carrenho
Cidadão Benemérito – José Pereira
Cidadão Benemérito - Edgar Marques Sobrinho
Diploma do Mérito Esportivo – Jair Picerni
Diploma do Mérito Esportivo - Vivaldo de Souza
Diploma do Mérito Esportivo – José Antônio de Oliveira
Diploma do Mérito Esportivo – Joaquim Costa
Diploma do Mérito Esportivo – Agenor Braga
Diploma do Mérito Esportivo – Leandro Martins Duarte
Ordem do Mérito Benedito Storani – José Carlos Santos Silva
Ordem do Mérito Benedito Storani – Antonio Ricardo da Silva Barbosa
Ordem do Mérito Benedito Storani - ao Regis Flores Londero
Ordem do Mérito Benedito Storani – Antonio Donizeti Juste
Medalha Dr. Abrahão Aun – Mariana Matheus Picinini Evalt
Medalha Dr. Abrahão Aun – Ariel Tadeu da Silva
Ordem do Mérito Legislativo Municipal – Aldo Ferreira dos Santos Junior
Ordem do Mérito Legislativo Municipal – Aguinaldo Lopes Quintana Neto
Ordem do Mérito Legislativo Municipal – Vera Virginia Paschoallini Ienne
Ordem do Mérito Legislativo Municipal – Antonio Vital Dourado
Ordem do Mérito Professora Maria do Carmo Ricci Von Zuben – Raquel Mathias
Ordem do Mérito Professora Maria do Carmo Ricci Von Zuben – Antônio Bertazzoli Junior
Medalha Ayrton Senna da Silva – Peter Rodrigo Trento
Diploma do Mérito Ecológico – Diego Ferraz Gascó
Diploma de Mérito Zumbi dos Palmares – Natal João Ribeiro
Cidadão Vinhedense – Claudeme Barbosa dos Santos
Cidadão Vinhedense - Cacio Cristovão da Rocha


O Projeto de Lei Ordinária nº 36/2014 que inclui no calendário oficial do município o “Dia Municipal da Empregada Doméstica” foi aprovado por unanimidade em 1ª Discussão e Votação.



Explicação Pessoal
O Presidente do Legislativo, Rubens Nunes (PR) deixou sua mensagem de apoio ao vereador Alexandre Viola. “Eu só tenho a dizer a você, Dr. Alexandre Viola, que conheço a sua pessoa, sua família e acredito que a verdade será esclarecida. Tenha certeza de que noites mais tranquilas virão. Aprendi na vida pública que nada melhor do que um dia após o outro, os resultados virão e a vida vai continuar. Vamos trabalhar por esta cidade, por este povo, com foco. Se teremos uma reeleição ou não, as urnas dirão, o importante é que no período em que estivermos aqui, cada um faça o seu melhor”.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Vereadores recebem Plano Municipal de Educação para apreciação












Na tarde desta quinta-feira, dia 09, o prefeito Jaime Cruz (PV) esteve na Câmara Municipal para protocolar o Projeto de Lei nº 44/2014, que trata do primeiro Plano Municipal da Educação, contemplando metas a serem cumpridas nos próximos 10 anos.
O Plano Municipal de Educação é um amplo plano que contempla a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei Federal 9.394/1996), o Plano Nacional da Educação (Lei Federal 13.005/2014) e a Legislação Específica da Educação Especial.
O Presidente da Casa, Rubens Nunes (PR) e os vereadores Paulinho Palmeira, Marcio Melle (ambos PSB), Aparecido Dias, o “Bacural” (PTB), Dario Pacheco (PSDB) e Nil Ramos (PROS) participaram da reunião, assim como o Secretário de Educação, Luiz Fernando de Biasi; de Governo, Eliazar Ceccon; e de Negócios Jurídicos, Elvis Tomé.
“As ideias contidas no Plano Municipal de Educação tem origem na preocupação da Administração com a educação, tendo em vista o novo contexto social em que vivemos. Iremos analisar cautelosamente este Projeto, que representa uma grande conquista para o município”, afirmou Rubens Nunes.
O Plano traz cerca de 30 metas, entre elas, a que estabelece atendimento das demandas da Educação Infantil (Creche, pré-escola e modalidade educação especial), Ensino Fundamental (regular, modalidade EJA e Educação Especial) e Ensino Médio (modalidade EJA e educação especial); possibilita condições de acesso e permanência para os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e necessidades educacionais na Rede Municipal de Ensino; define normas de conduta para assuntos que tratam de promoção da saúde, transporte, assistência social e Conselho Tutelar; estabelece políticas de incentivo à pesquisas, estudos e atividades, entre outras metas. Para a formação e valorização dos trabalhadores de educação também são estabelecidas metas, voltadas principalmente à capacitação.

ETEC
Também na tarde de quinta-feira, dia 09, foi protocolado na Câmara Municipal, o  Projeto de Lei para abertura de mais uma sala em parceria com a ETEC -Escola Técnica Estadual, do Centro Paula Souza, do Governo do Estado de São Paulo, desta vez na região da Capela, na E.M. Dom Mathias, com foco curso técnico noturno em Administração. É a 2ª sala que a Prefeitura consegue para Vinhedo, já que existe outra ETEC na E.E. Prof.Israel Schoba com curso técnico de logística no período noturno, que continua disponível para a população.

“A inauguração deste curso na Capela vem  atender os anseios de muitos jovens, uma vez  que a ETEC  supria a necessidade da região central. Estou muito contente por essa nova sala de aula da ETEC na Capela e sei o quanto os moradores poderão usufruir, se preparando para o mercado de trabalho numa instituição de respeito e qualidade”, disse Rubens Nunes.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Rubens Nunes e Márcio Melle acompanham prefeito Jaime Cruz em visita às obras de benfeitorias no Jardim Três Irmãos














O Presidente da Câmara Municipal, Rubens Nunes (PR) e o vereador Márcio Melle (PSB) acompanharam nesta terça-feira, dia 07, a execução de obras de melhorias no Jardim Três Irmãos, que devem ser concluídas em breve. O prefeito Jaime Cruz (PV) e o Secretário de Serviços, Geraldo Froes, percorreram os locais juntamente com os parlamentares.
No cruzamento das ruas Ipês e Pau Brasil estão sendo feitas galerias de águas pluviais para escoamento de água, com a colocação de aproximadamente 80 metros de tubulação eliminando a água que descia pela Rua Pau Brasil e descia em direção a Rua dos Ipês, causando transtornos aos moradores dessa localidade. Outra ação realizada na Rua dos Ipês foi a canalização da água que escorria da mina de um terreno e ficava parada, apresentando riscos de aparecimento de doenças como a dengue, por exemplo.
Na Rua Jacarandá, a Prefeitura vai atender ao pedido de moradores e asfaltar um trecho de aproximadamente 100 metros, além de complementar o local com toda obra de infraestrutura, com a construção de guia, sarjeta e sistema de drenagem de águas pluviais. Esta ação está sendo realizada pelas Secretarias de Obras e de Serviços e deve ser concluída na semana que vem, junto com a calçada ecológica em um trecho de 100 metros de extensão. A Prefeitura ainda está limpando o córrego Vista Alegre, próximo a essas duas ruas.
A Prefeitura adianta também que existe para a região um projeto que prevê a construção de uma ponte ligando o bairro Três Irmãos aos bairros Santa Claudina e Vila Fontaine.
“Estamos orgulhosos em saber que os compromissos da Administração com o povo de Vinhedo estão sendo cumpridos. Acreditamos que com um trabalho sério, poderemos  fazer muito mais por nossa cidade”, destacou Márcio Melle.
 O Presidente Rubens Nunes constatou que as obras estão sendo executadas com qualidade e irão melhorar a qualidade de vida da população daqueles bairros. “Estamos felizes por estas intervenções na área de infraestrutura serem atendidas pela Prefeitura, promovendo cidadania e consequentemente melhores condições de vida a todos; essas conquistas são fruto do trabalho desse vereador desde seu primeiro mandato, por meio da apresentação de proposituras e a promoção de reuniões com a população e membros do Poder Executivo”, destacou Rubens Nunes.