segunda-feira, 15 de abril de 2013

Rubens Nunes e Alexandre Viola visitam sede do Quero Vida e propõem ampliação do projeto

Parlamentares sugerem que novas sedes sejam construídas em diferentes bairros
Durante a semana, o presidente da Câmara, Rubens Nunes (PR), e o vereador Dr. Alexandre Viola (PPS) visitaram a sede do projeto “Quero Vida”, localizado no Jardim São Matheus ao lado do CIS, para conhecer um pouco mais sobre o programa destinado ao cuidado aos idosos e também propor melhorias ao programa, já tão concorrido entre os munícipes.
Os parlamentares foram recebidos na sede por um dos funcionários responsáveis pela elaboração de atividades aos idosos, e puderam conhecer a estrutura física do local e a política de atendimento da casa.
O projeto “Quero Vida” atende idosos semidependentes, em situação de risco social ou vulnerabilidade, que necessitem de auxílio de outras pessoas ou de equipamentos para realizaram suas tarefas do dia-a-dia e cujas famílias não podem acompanhar ao longo do dia, por trabalharem ou possuírem outras ocupações. O corpo de funcionários é composto por uma enfermeira padrão, duas enfermeiras técnicas, uma nutricionista e dois psicólogos; o número de profissionais está sendo adaptado para que até o final de abril possam atender 20 idosos, capacidade máxima de atendimento da unidade. Atualmente 13 idosos se beneficiam do programa.
O programa atende idosos de todos os bairros do município, e oferece atividades como dinâmicas de grupo, aulas de ginástica ao ar livre, artesanato, grupos de leitura e de discussão de notícias e outros trabalhos físicos e mentais. O espaço conta com dois quartos, um masculino e um feminino, com quatro camas cada; sala de TV com poltronas reclináveis e acolchoadas; sala de jantar; sala de informática; cozinha; banheiros masculinos e femininos, com cabines adaptadas e chuveiro; ambulatório; e área externa para realização de atividades recreativas, o que inclui uma horta cultivada pelos próprios assistidos. A disponibilização de uma cozinha própria permite que a nutricionista da casa elabore cardápios adequados a cada um dos idosos, como, por exemplo, o cardápio especial aos diabéticos.
“Esse projeto pioneiro e inovador é um sucesso no município devido à competência dos profissionais envolvidos e ao grande trabalho realizado pela Prefeitura, esperamos que o programa continue evoluindo e lutaremos para que propostas semelhantes saiam da Câmara”, afirmaram os vereadores.
Ampliação do programa
Os vereadores Rubens Nunes e Alexandre de Souza Viola aproveitaram a visita para elaborar indicações que visam à melhora na prestação dos serviços do Quero Vida. Para o prédio da sede os parlamentares solicitam a instalação de mais bancos de descanso na área externa, permitindo que os idosos fiquem mais tempo no local, o que é fundamental para a manutenção da boa saúde mental e física, e também uma possível ampliação do prédio para receber novos beneficiários.
Embora o projeto tenha pouco mais de um ano de funcionamento, a procura pelo serviço é muito grande, o que fez com que os vereadores propusessem a criação de novas sedes em diferentes bairros, como a Capela, o Jardim Três Irmãos e outros.
Conforme explicou Rubens Nunes, as novas sedes deverão seguir os mesmos moldes da unidade atual, talvez com capacidade ligeiramente superior, podendo atender de forma confortável toda a população. “Um projeto de excelência como esse deve se expandir regularmente, o município possui vários bairros com população numerosa que poderiam receber uma nova sede, várias unidades trabalhando com foco em cada região podem render mais”, concluiu o chefe do legislativo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário