terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Gerente Regional da EMTU visita a Câmara e fala dos projetos para a região

Visita ao presidente da Câmara trouxe novas perspectivas ao transporte intermunicipal de Vinhedo e  região 
O presidente da Câmara Rubens Nunes (PR) recebeu na tarde de segunda-feira, 25, a visita do gerente regional da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) Edson Thomaz Zilião, que veio até Vinhedo para conhecer o novo chefe do Legislativo.
Participaram ainda da reunião os vereadores presentes na Câmara no momento: Ana Genezini (PTB), Edu Gelmi (PMDB), Nil Ramos (PTB) e Paulinho Palmeira (PSB) que aproveitaram a ocasião para fazer questionamentos sobre os serviços e projetos oferecidos pela empresa.
A EMTU é uma empresa controlada pelo Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM)  que fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas quatro Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo.
Na ocasião os parlamentares fizeram alguns questionamentos ao gerente sobre projetos e melhorias ao transporte público envolvendo Vinhedo e região. Segundo Zilião, a EMTU se prepara para uma grande concorrência pública no próximo mês que deverá melhorar as condições do transporte entre cidades, a partir de implantação de regras mais severas as concessionárias.
Além disso, outros benefícios deverão ser observados como a substituição da frota de veículos, aplicação de multa no descumprimento de horários e superlotações, implantação de equipamentos para acessibilidade em toda a frota até mesmo uma linha exclusiva de luxo até o Aeroporto de Viracopos. “Poderemos com essa licitação alterar algumas regras que não estão funcionando bem e com isso, incluir algumas exigências que devem colaborar com a melhoria contínua do transporte público entre cidades”, salientou.

Ainda no encontro os vereadores relataram ao gerente uma série de reivindicações dos usuários vinhedenses, reforçando a importância de uma comunicação eficaz entre o Poder Legislativo vinhedense e a EMTU. “É muito importante que este projeto de integração entre o transporte entre cidades seja bem sucedido. A nossa região tem um dos PIB mais altos do país e merece ter um tratamento diferenciado. Com certeza, o transporte público é uma das principais reclamações da população hoje e, com isso, merece mais investimento e novas metas a serem implementadas”, afirmou Rubens Nunes. 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Rubens Nunes visita obras da CDHU entre os bairros Vida Nova I e Altos do Morumbi

Novo conjunto habitacional terá 93 apartamentos e tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2013
Ao longo da semana, o presidente da Câmara, vereador Rubens Nunes (PR), visitou as obras para construção da nova CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano – do município, que oferecerá 93 novos apartamentos à população vinhedense. Denominada C.H. Vinhedo “F”, o novo conjunto habitacional é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Vinhedo e o Governo do Estado de São Paulo.
O novo complexo habitacional está sendo erguido na Rua Antônio Bucci, na divisa entre os bairros Vida Nova I e Altos do Morumbi, na Capela, e conta com seis torres de apartamentos em três blocos conjugados. Os blocos já foram erguidos e um deles já passa pela fase de reboque, instalação de coberturas e de acabamentos externos.
Conforme afirmou o prefeito Milton Serafim, a obra é uma parceria com o Estado que busca diminuir o déficit habitacional no município e realizar o sonho da casa própria às famílias mais carentes. O terreno utilizado para a construção foi doado pela própria Prefeitura e possui área de 8.438m².
Cada apartamento terá dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro, e serão destinadas às famílias de baixa renda residentes no município de Vinhedo e cadastradas na Secretaria Municipal de Habitação
“A luta por novas moradias aos vinhedenses tem sido constante nos últimos anos, com grande participação da Câmara na busca por alternativas que possam amenizar o déficit habitacional, é muito gratificante ver a Prefeitura cumprir suas metas e melhorar as condições de vida da população”, afirmou Rubens Nunes.


Vereador Rubens Nunes acompanha andamento das obras para construção de área de lazer no Jardim Três Irmãos

Funcionários instalam “decks” de madeira sobre o córrego Sterzeck
O presidente da Câmara Municipal, vereador Rubens Nunes (PR), fez nova visita ao Jardim Três Irmãos para acompanhar o andamento das obras da nova área de lazer do bairro, situada às margens do córrego Sterzeck. O vereador é um dos idealizadores da melhoria, solicitada à prefeitura ainda em 2009, em seu primeiro mandato.
Durante a visita, funcionários da Prefeitura realizavam a instalação dos três decks de madeira que ficarão sobre o córrego Sterzeck, servindo de acesso entre os dois lados da nova área de lazer e também como ponto de descanso, já que o local receberá ainda bancos e mesas para usufruto da população. Rubens Nunes, antigo morador do bairro e principal reivindicador da melhoria, conversou com moradores sobre o andamento da obra e apresentou as peculiaridades da futura área de lazer do bairro. O local contará com playground infantil; pista de skate; ciclovia; três decks com área de descanso; academia ao ar livre; pista para caminhada; iluminação pública; bancos e mesas para carteado e jogos de tabuleiro; e uma concha acústica própria para receber eventos da comunidade, como pequenas apresentações, festas religiosas entre outros.
A nova área de lazer tem previsão para entrega ainda nesse semestre, mas não será a última melhoria para o bairro no ano. A Prefeitura ainda realizará a canalização do córrego Sterzeck até o fim de sua extensão na Estrada da Boiada. E a rua paralela à margem esquerda do córrego será totalmente pavimentada e passará a ter acesso à Estrada da Boiada.
“A satisfação dos moradores em poder desfrutar de uma nova área de lazer no bairro é nítida. O trabalho entre os poderes Executivo e Legislativo tem gerado bons resultados à população”, afirmou Rubens Nunes.



sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Rubens Nunes apresenta Projeto de Lei que proíbe uso de fogos de artifício em locais fechados

 Proposta foi subscrita pelos demais Vereadores
Na 1ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira dia 5, entrou em tramitação na Câmara o Projeto de Lei nº 11/2013 que pretende proibir o uso de fogos de artifícios em locais fechados de uso coletivo no município. O projeto, de autoria do presidente do Legislativo Rubens Nunes (PR), foi subscrito por todos os vereadores.
A propositura proíbe o uso de fogos de artifício, sinalizadores, shows pirotécnicos com produtos inflamáveis ou similares em boates, bares, teatros, auditórios, clubes e locais fechados destinados a evento, e ainda prevê multas e outras punições aos responsáveis pela organização das apresentações e aos proprietários dos espaços onde a lei for infringida.
Conforme prevê o artigo 2º da propositura, a aplicação das multas e das demais penalidades não interfere nas sanções estabelecidas por legislação federal ou estadual, além das punições civis e criminais.  As penalidades previstas no citado artigo são multa de 400 a 1000 Unidades Fiscais do Município (UFM/V); interdição da atividade ou fechamento do estabelecimento; e cassação do alvará de autorização ou de licença.
Para o presidente da Câmara, autor da propositura, “o projeto deverá ser aprovado o mais breve possível, evitando que uma situação lamentável como a ocorrida nos últimos dias em Santa Maria/RS possa acontecer em Vinhedo”.
Ainda na 1ª Sessão, Rubens Nunes apresentou indicação à Prefeitura para que, através das secretarias e órgãos competentes, realizem uma força-tarefa no município para a realização de vistorias em todas as casas noturnas, casas de eventos, teatros e demais espaços de uso coletivo, com o objetivo de verificar o cumprimento das medidas de segurança exigidas em lei.

“Devemos tomar todas as medidas preventivas necessárias para tutelar a segurança nos locais de uso coletivo de nossa cidade; o fato ocorrido foi muito triste e devemos nos precaver para que não se repita,” finalizou Rubens.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Presidente da Câmara recebe convite do artista plástico Elvis da Silva

 Artista fará exposição sobre cultura negra no Centro Cultural Engenheiro Guerino Mario Pescarini, entre os dias 22 de fevereiro e 31 de Março
Na tarde dessa quarta-feira, 13, o presidente da Câmara, vereador Rubens Nunes (PR), recebeu em seu gabinete o artista plástico Elvis da Silva, dono do maior acervo pintado sobre cultura negra de toda América Latina, e que entre os dias 22 de fevereiro e 31 de Março fará exposição no Centro Cultural Engenheiro Guerino Mario Pescarini, no Centro.
Por meio do chefe do legislativo, Elvis da Silva fez um convite a todos os vereadores para que prestigiem a exposição, que em novembro também foi apresentada na Unicamp, como parte dos eventos em comemoração ao mês da Consciência Negra.
Intitulada “Brasil, Negro, Mundo, História e Cultura”, a mostra é composta por 30 obras do artista sobre cultura negra, pintadas com tinta acrílica sobre tela ou lona.  Com mais de 150 exposições em todo o país, Elvis da Silva já recebeu inúmeros prêmios e homenagens por onde passou, destacando-se a medalha Carlos Gomes e o Diploma do Mérito Zumbi dos Palmares, ambos concedidos pela Câmara Municipal de Campinas, nos anos de 2008 e 2009.
Elvis da Silva é natural de Pirassununga, no interior do Estado, e desde 1999 reside em Campinas, cidade na qual suas obras ganharam grande destaque após o lançamento mundial, em 2007, da Técnica de Observação no Escuro – TOE – forma de pintura que ativa ao máximo o grupo de células que estão localizadas no fundo da retina humana, as chamadas células cone, que são responsáveis pela interpretação da cor através de mensuração ótica do pigmento opaco.
Rubens Nunes se disse lisonjeado pelo convite e por meio da Câmara e em nome dos demais vereadores contribuirá na divulgação do evento.  “A cultura brasileira deve ser prestigiada por toda população, um evento desse porte, assinado por um artista de renome e com entrada franca deve ter casa cheia todos os dias, a Câmara Municipal estará sempre à disposição para divulgar e prestigiar exposições culturais que passam por nossa cidade”, concluiu o chefe do legislativo.
Serviço
Exposição “Brasil, Negro, Mundo, História e Cultura”
Artista: Elvis da Silva
22 de fevereiro a 31 de março
Das 9h00 às 16h00, de segunda à sexta-feira
Centro Cultural Engenheiro Guerino Mario Pescarini
Rua Monteiro de Barros, 101 – centro, Vinhedo
Entrada franca



quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Em busca de melhorias, Rubens Nunes e Paulinho Palmeira vão a córrego na Vila Pompéia

Vereadores estiveram acompanhados de comerciante local para entender o problema na região
Após as fortes chuvas que atingiram a cidade na semana passada, o presidente da Câmara, vereador Rubens Nunes (PR), e o também vereador e presidente da comissão de Desenvolvimento Urbano, Paulinho Palmeira (PSB), estiveram na Vila Pompéia em busca de melhorias para a vazão do córrego local. Um comerciante que possui estabelecimento às margens do córrego acompanhou os parlamentares na visita.
O córrego da Vila Pompéia abrange toda extensão do bairro até desembocar no córrego Pinheirinho, de maior porte. Embora seja um córrego pouco extenso se comparado a outros do município, o córrego da Vila Pompéia aporta um grande fluxo de água, principalmente nos períodos chuvosos, quando as águas pluviais dos bairros da redondeza desembocam no leito do córrego. Desse modo, o alagamento das ruas que margeiam o leito d’água se tornou um problema constante que afeta os moradores e o comércio, desvalorizando o imobiliário local e causando risco à população.
Durante a passagem pelo local, os vereadores puderam observar diferentes pontos de erosão às margens do córrego além da represagem da água sob as pontes que ligam a Vila Pompéia aos demais bairros. Por serem obras antigas, durante a construção dos acessos entre os bairros sobre o córrego foram instaladas tubulações cilíndricas de diferentes diâmetros, que impedem o adequado fluxo da água.
Para solucionar esses problemas, os parlamentares propõem à Prefeitura que sejam instaladas aduelas, tubulações quadrada de maior vazão, sob cada um dos acessos da Vila Pompéia aos demais bairros, o que por si só já melhoria de forma considerável o fluxo da água, evitando alagamentos. A outra solução apresentada é a canalização de toda extensão do córrego, por meio da instalação de aduelas, pedido que já havia sido feito por Rubens Nunes através da indicação nº 291, de maio de 2012.
Devido a urgência da melhoria, Paulinho Palmeira e Rubens Nunes estiveram com o Prefeito Milton Serafim ao longo da semana para discutir o tema. “Toda a situação do córrego foi apresentada ao prefeito, que se prontificou em solucionar o problema o mais breve possível, incluindo a melhoria no cronograma de obras da Prefeitura”, esclareceu Paulinho Palmeira.
Para Rubens Nunes, por sua vez, “a canalização do córrego da Vila Pompéia dará seguimento à série de trabalhos que a Prefeitura realizou nos últimos anos buscando melhorias no escoamento de águas pluviais”.


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Vereador Rubens Nunes acompanha fase final na Escola de Formação do Servidor

Espaço funcionará como centro de capacitação ao funcionário público em geral
Na última segunda-feira, 4, o vereador Rubens Nunes, presidente da Câmara, visitou as obras de conclusão da Escola de Formação do Servidor, localizada na confluência da Rua José Matheus Sobrinho com a Avenida Castelo Branco, no Centro, onde funcionava o antigo SESI. O parlamentar esteve acompanhado do vice-prefeito e secretário de Educação Jaime Cruz, do diretor da pasta Rogério Levy, e do secretário municipal de Serviços Arthur Biancalana.
A Escola do Servidor foi instituída pela Lei Municipal nº 3.362/2010, e é resultado de uma série de conversas entre o Poder Executivo e o Vereador, e tem como principal objetivo melhorar o atendimento dos servidores municipais à população, aprimorando o serviço público como um todo.
O espaço, que será inaugurado nos próximos meses, contará com laboratório de informática, auditório e três salas de aulas, além da parte administrativa e de serviços. O prédio passou por uma reforma completa, restando apenas à feitura dos acabamentos internos, realizado pela secretaria de Obras, e dos trabalhos de paisagismos, iniciado na semana passada pela secretaria de Serviços.
Conforme explicou Jaime Cruz, a Escola do Servidor será um local dedicado à capacitação dos servidores municipais quaisquer sejam seus ofícios, o espaço oferecerá cursos próprios para cada função específica do serviço público.

“A disponibilização de uma escola própria para os servidores municipais trará inúmeros benefícios ao município e aos funcionários públicos. Mais uma vez a Prefeitura de Vinhedo sai na frente de muitas cidades da região e inova para oferecer um atendimento diferenciado aos munícipes. Parabenizo o prefeito municipal pela iniciativa e pelo vanguardismo e a todos os secretários envolvidos”, enfatizou o vereador Rubens Nunes.