terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Rubens Nunes solicita limpeza do córrego da Capela



Em visita à Capela durante a semana, o vereador Rubens Nunes (PR) constatou a falta de manutenção e limpeza das margens e leito do córrego da Capela. O parlamentar pede à Prefeitura que realize o quanto antes a poda do mato no local e a retirada de dejetos que obstruem a passagem d’água.
“Os córregos da cidade precisam de manutenção constante para garantir a limpeza do local e não proliferação de animais peçonhentos e também a boa fluidez da água, evitando assim possíveis alagamentos”, explicou Rubens Nunes.
Além do mato alto nas margens e no leito d’água, uma árvore inteira obstrui parte da passagem (ponte) sob a Rua Nicolau Von Zuben.


segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Rubens Nunes solicita troca de ponto de ônibus na Rua Juliana Von Zuben Degelo




O vereador Rubens Nunes (PR) propõe à municipalidade a reforma ou troca do ponto de ônibus existente na Rua Juliana Von Zuben Degelo, no Jardim Bela Vista, uma das principais vias da região da Capela.
Em visita ao local o edil constatou dano na cobertura e nos bancos, o que impede que os usuários do transporte público municipal utilizem o abrigo. “O ponto está em um estado deplorável, a cobertura não mais oferece abrigo do sol e das chuvas e os bancos não podem ser utilizado, ou seja, o espaço perdeu o seu propósito”, explicou Rubens Nunes.

O pedido foi encaminhado ao Poder Executivo por meio de indicação. 

Instalação de novas lixeiras e maior frequência de coleta de lixo na Rua Juliana Degelo é proposta por Rubens Nunes



O vereador Rubens Nunes (PR) visitou o bairro do Jd. Bela Vista ao longo da semana e constatou a necessidade de aumenta da frequência de coleta de lixo na confluência da Rua Juliana Von Zuben Degelo com Rua Célio J. da Cruz.
A área é um dos principais centros comerciais da região da Capela, e conta com duas caçambas para depósito de lixo que já não comportam a quantidade de dejetos despejados diariamente.

“Os comerciantes do bairro pedem já há algum tempo uma maior frequência do serviço da coleta de lixo, e além disso também é preciso a disponibilização de mais caçambas para depósito dos dejetos”, explicou o vereador.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Rubens Nunes requer estacionamento em região comercial da Capela




Pedido  feito através da Indicação nº 58/2015, solicita estacionamento no terreno entre as ruas Nicolau Von Zuben e Juliano Von Zuben Degelo

Na noite desta quarta-feira, dia 18, o vereador Rubens Nunes (PR), que também é Vice Presidente da Associação Comercial e Industrial de Vinhedo – ACIVI, através da Indicação de nº 58/2015, requereu à Prefeitura a construção de um estacionamento no terreno da esquina das ruas Nicolau Von Zuben e Juliano Von Zuben Degelo, assim como o alargamento da esquina e pintura e sinalização adequada nos cruzamentos das ruas.
De acordo com o parlamentar, as referidas ruas possuem um grande fluxo de veículos, principalmente nas proximidades das áreas comerciais, da Policlínica e da E.M. Franco Montoro, colocando em risco os pedestres que por ali trafegam. “Em pleito dos moradores e comerciantes do bairro da Capela, solicitamos que se construa um estacionamento para atender os comerciantes, uma vez que o movimento nas ruas citadas acima é grande”, disse.
O Vereador Rubens Nunes, que é autor de diversos projetos e melhorias para a Capela, justificou seu pedido no fato da região ter se tornado um forte centro comercial da região, com alto fluxo de pessoas e veículos e, vasta gama de especialidades comerciais, sendo que a construção do estacionamento proposto, além de facilitar o acesso, irá proporcionar maior tranquilidade e segurança aos comerciantes e população.
“Com o atendimento deste pedido, o comércio local será fomentado, gerando além de conforto e comodidade à população, mais emprego e renda. As medidas propostas, como alargamento da esquina, pintura e sinalização, são medidas urgentes, pois além de outorgar melhor fluxo ao trânsito, propiciará segurança aos veículos e pedestres”, enalteceu Rubens Nunes.


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Rubens Nunes acompanha abertura oficial da 54ª Festa da Uva e 6ª Festa do Vinho














Com a presença de grande público, a abertura da 54ª Festa da Uva e 6ª Festa do Vinho foi um sucesso. Quem prestigiou o evento foi o vereador Rubens Nunes (PR), na tarde deste sábado, dia 07.
O parlamentar falou sobre a importância dos produtores rurais para a realização da Festa da Uva que é um dos maiores eventos turísticos da região. “Precisamos investir e trabalhar para a permanência do homem no campo, pois ele é um verdadeiro herói”, disse.

Em uma grande infraestrutura há venda de frutas, vinhos e sucos artesanais, ampla praça de alimentação, área de artesanato, minishopping, exposição de frutas premiadas, roteiros turísticos, leilão de frutas, shows regionais e de artistas consagrados entre outras atrações.
A Festa ocorre as quintas e sextas-feiras, a partir das 18h e sábados e domingos a partir das 10h, na Avenida Aparecida Tellau Seraphim, s/nº, Portal de Vinhedo. A entrada à festa é gratuita.
Mais informações sobre a 54ª Festa da Uva e 6ª Festa do Vinho de Vinhedo podem ser obtidas no site da Prefeitura
www.vinhedo.sp.gov.br e no Facebook. www.facebook.com/festadauvadevinhedo.

Rubens Nunes solicita novas melhorias para o Complexo Esportivo da Vila João XXIII













Reunião contou com Prefeito, Secretários, Moradores e Representantes da Associação da Vila João XXIII



No último sábado, dia 07, o vereador Rubens Nunes (PR) participou de reunião junto a membros da Associação da Vila João XXIII, para discutir possíveis melhorias para o Complexo Esportivo do bairro. Também participaram do encontro o prefeito Jaime Cruz, o secretário de Saúde José Luis Bernegossi, o secretário de Esportes e Lazer Gustavo Zampieri “Tubarão”, e o diretor da Pasta Carlos Henrique Gomes da Silva, o Carlão.
No encontro, os moradores e representantes da Associação destacaram o grande apreço da população pelo complexo, que aos finais de semana utiliza todos os espaços disponibilizados na área, e apresentaram algumas necessidades levantadas pelos usuários.
A associação propôs a construção de mais uma quadra de bocha, porém com grama sintética, e que a atual também receba o novo piso; a construção de uma pista de skate, muito solicitada pelas crianças do bairro; e a ampliação da cobertura da lanchonete, para que no local possam ser utilizadas churrasqueiras e promovidos eventos sociais.
Por meio da intermediação do Vereador Rubens Nunes, o Prefeito Jaime Cruz se comprometeu empenhar os esforços necessários para, junto à Secretaria de Esportes e Obras, promover as melhorias solicitadas pela população.
“É gratificante ver o empenho e seriedade com que a Associação da Vila João XXIII na pessoa dos Senhores André, Lilli, Garcia, Teixeira, e outros que conduzem e administram a Associação, empenhando um grande zelo por este Complexo. Essa parceria realizada junto à Municipalidade, a qual tive a honra de intermediar e propor, trouxe inúmeros benefícios, dentre eles uma completa área de lazer e integração na Região da Vila, na qual tenho a felicidade de ter participado junto a esta Administração nas melhorias já realizadas, e tenho convicção que o Prefeito Jaime Cruz não cessará esforços a fim de que as solicitações ora apresentadas também, sejam totalmente atendidas”, enfatizou Rubens Nunes.



Rubens Nunes prestigia do Desfile de Cavaleiros













No final do evento foi feita a entrega tradicional de canecas aos participantes

Foi um grande sucesso o Desfile de Cavaleiros de Vinhedo, que tradicionalmente acontece nas edições da Festa da Uva e do Vinho. Centenas de cavaleiros participaram do desfile pelas principais ruas da cidade. Mais uma vez, quem marcou presença foi o vereador Rubens Nunes (PR).
Repetindo o sucesso dos anos anteriores, o Desfile contou com várias comitivas de cidades da região e até de outros estados.  “Por onde passava era só alegria, a cavalgada chamou a atenção de todos pela beleza e quantidade de participantes. As pessoas saiam às ruas para prestigiar e acenar aos cavaleiros”, declarou Rubens Nunes.
O vereador parabeniza o Secretário de Cultura, Wagner Pavarin, o prefeito Jaime Cruz, e os locutores Absurdo e Fabinho.


Serviço:
54ª Festa da Uva e 6ª Festa do Vinho de Vinhedo
Quando
: até 22 de fevereiro de 2015
Onde: Parque Municipal Jayme Ferragut - Avenida Apparecida Tellau Seraphim, s/nº, Portal.
Horários: nos dias 14, 15, 17, 21 e 22 a partir das 10h
e nos dias 12, 13, 16, 19 e 20 a partir das 18h.
Entrada franca.


terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Vereadores aprovam relatório final da CPI do Contrato na 85ª Sessão Ordinária




Projeto de Resolução nº 8/2014  foi aprovado por unanimidade
  
Os vereadores de Vinhedo aprovaram, por unanimidade, o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito que apurou possíveis irregularidades no processo licitatório, ocorridas na Carta Convite nº 09/2008 da Prefeitura de Vinhedo.
Na sessão de segunda-feira, dia 09, os vereadores também aprovaram 11 Moções; Aplausos à Paróquia São Sebastião pela realização da Novena do Padroeiro; à Prefeitura de Valinhos pela 66ª Festa do Figo e 21ª Expogoiaba, à Prefeitura de Jundiaí pela 32ª Festa da Uva e 3ª Expo Vinhos; Apelo à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados para incluir na Ordem do Dia de votações o Projeto de Lei nº 2.295 de 2000, que dispõe sobre a jornada de trabalho de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem; Congratulações à Cooperativa Agrícola Coopervinho Paulista pela conquista da licença para produzir e comercializar sucos de uva; Apelo à Prefeitura de Vinhedo para que viabilize a concessão de adicional de insalubridade e periculosidade a todas as classes de profissionais que exercem funções de risco na Administração direta ou indireta; Congratulações ao Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, pela posse do cargo, ocorrida no último dia 05 de janeiro; Aplausos ao Classe A pela conquista do Campeonato da Copa dos Campeões de Futsal 2014/2015; Aplausos ao Esporte Clube Unidos da Vila João XXIII pela conquista do Vice Campeonato da Copa dos Campeões de Futsal 2014/2015. Moções de Pesar foram encaminhadas às famílias de Izaira Silelha Seraphim e Antônio Geraldo Bruniere.
Entre as Indicações, destaque para Paulinho Palmeira (PSB) que solicita pintura do solo com a sinalização “Faixa de Pedestres” na rua Antônio Barbosa, no bairro Barra Funda. Val Souza (PTB) também pede que o município promova a realização de um mutirão de odontologia, a fim de sanar a lista de espera para tratamentos odontológicos.

Explicação Pessoal

A necessidade de implantação de políticas públicas de habitação foi o tema de Rubens Nunes (PR). “Ouvindo a fala de um vereador e de outro, acaba passando um filme em minha cabeça, porque quem conhece minha história de vida, sabe que minha primeira moradia foi nas casas próprias do Jardim Três Irmãos. Ninguém está defendendo aqui, a  invasão de Área de Proteção Permanente, mas, quando vejo pais montando barracos, não é porque o pai quer, mas, muitas vezes, é porque faltam políticas públicas habitacionais, seja da esfera federal, estadual ou municipal”.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Bilhete único é discutido na 84ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal



A 84ª Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 02, foi marcada pela forte defesa em favor da criação do bilhete único para o transporte coletivo. Diversos vereadores subiram à Tribuna para expor a necessidade da existência de um bilhete único para utilização do transporte público coletivo no município de Vinhedo.
Neste sentido, os vereadores aprovaram por unanimidade a Moção de Apelo nº 09/2015, para que a Prefeitura apresente projeto de lei para implementação do Bilhete Único, que além de diminuir o encargo para a população, torna mais prática a forma de pagamento.  A Moção de autoria dos vereadores do PSOL, Rodrigo Paixão e Valdir Barreto, também pede para que seja revogado o aumento na tarifa do transporte coletivo, em vigor desde 24 de janeiro.
“Talvez o principal debate em nossa cidade, pelo menos de curto prazo, seja o transporte coletivo e a mobilidade urbana em nosso município, já que há anos a população tem criticado o transporte público em nossa cidade e há anos o governo municipal tem se comprometido, reiteradamente, a melhorar esse serviço; existem cidades com transporte público muito melhor do que Vinhedo, e nossa cidade tem todas as condições de oferecer um serviço melhor do que o vigente”, afirmou Rodrigo Paixão (PSOL).
Mais do que a retirada do aumento das passagens, Rubens Nunes (PR) enfatizou que é preciso fazer com que a empresa concessionária cumpra seu contrato com a Prefeitura na íntegra. “O serviço dessa empresa no município não é satisfatório, já apresentei inúmeras Indicações nessa casa solicitando o cumprimento dos itinerários e dos horários previstos; eu vejo que temos que debater a questão do cumprimento de metas e benfeitorias no nosso município, como melhoria dos pontos de ônibus e afins”.
Ana Genezini (PTB) também reforçou as críticas ao não cumprimento de itinerários e horários. “Temos um Projeto de Resolução nessa Casa para debater a questão do transporte público em Vinhedo; acredito que nenhum dos vereadores tem deixado de receber reclamações diárias dos munícipes acerca do não cumprimento dos itinerários e os longos períodos de espera por linhas, portanto, acredito que esse seja o momento de discutirmos o transporte público de nossa cidade”.
“Há setes anos subimos nessa Tribuna para discutir esse contrato de concessão, que é sempre renovado, e a Rápido Luxo segue sem cumprir nenhuma das cláusulas contratuais; é preciso maior atitude do secretário de Transportes, que é o gestor do contrato e não promove o diálogo com a empresa concessionária”, criticou Marta Leão (PSD).
Valdir Barreto, do PSOL, apresentou o resultado de uma enquete promovida por ele na internet para conhecer as principais reclamações da população sobre o serviço de transporte público. “Em dez dias, 81 pessoas responderam a essa enquete, pela qual pudemos constar que o nível de insatisfação do usuário é muito grande; a maior parte das críticas foi a frequência, já que demora-se muito entre a passagem de um veículo e outro”.
“O contrato faz lei entre as partes, e descumprir o contrato é descumprir a lei; este ano cobraremos o cumprimento da lei, já que não é possível que a municipalidade se omita na cobrança daquilo que é interesse do povo”, concluiu Hamilton Port (PROS).
Na primeira sessão ordinária do ano, os vereadores apreciaram 16 Moções; Congratulações ao Capítulo Dragões da Juventude da Ordem Demolay pela Cerimônia Pública de Maioridade e pelo Encerramento de Gestão; Aplausos ao gerente do SEBRAE e a analista de cultura empreendedora, pela realização da 1ª Feira do Jovem Empreendedor de Vinhedo; Congratulações ao senhor José Adalberto Cornavaca pela publicação do livro “Quem mexeu na minha floresta?”, lançado na Bienal do Livro de São Paulo; Aplausos a COPAVI pela realização do “Dia da Bíblia”; Apelo ao prefeito para que revogue o aumento na tarifa do transporte coletivo; Aplausos às equipes de futebol B.J. Palmares pela conquista da Copa dos Campeões de Futebol de Vinhedo; Aplausos à Pâmela Bampa, Marie Dorion e Erick Hamblen pela organização do acampamento de autismo “Camp-At Ease”; Apelo ao prefeito no sentido de que o governo municipal passe a utilizar-se da faculdade prevista na Lei Estadual nº 13160, protestando os títulos nela elecandos; Apelo ao prefeito para que regulamente a carga horária de 30 horas no setor de enfermagem; Pesar às famílias de Edilson Caldeira, Leonardo Telau, Romualdo Colucci, Odacir Marques, Francisco Sanches, José do Rozário.
Entre as 72 Indicações, destaque para o Presidente Márcio Melle (PSB) que solicita melhorias na Praça Corazzari; construção de estacionamento vertical ao lado da rua Luiz Paffaro, manutenção do parquinho do C.E. Chapeuzinho Vermelho, troca de lâmpadas dos postes da rua Caraguatatuba, no bairro Milanez; melhorias na Praça Dr. Olavo Guimarães, entre outras.

Explicação Pessoal

 O Projeto de Resolução para Constituição de Comissão de Assuntos Relevantes para tratar da revitalização do Centro foi o tema trazido por Rubens Nunes (PR). “Tive uma reunião com o prefeito, para que nós possamos fazer um estudo do fluxo no Centro de nossa cidade e também discutir a questão do número de taxis que tem trabalhado em nosso município. Temos coerência de um número que seja plausível, porque o número que temos hoje é o mesmo de 20 anos atrás. Entreguei ao prefeito um abaixo assinado sobre essas solicitações e tenho certeza que com esta Comissão iremos debater amplamente essa situação em nosso município”.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Rubens Nunes destaca programa da Prefeitura que auxilia quem quer parar de fumar



Um novo grupo de trabalho antitabagismo funcionará na Capela às terças-feiras e oferecerá ajuda médica e psicológica para quem quer deixar o vício de lado

Grande incentivador das campanhas promovidas pelo município na área da saúde, o vereador Rubens Nunes (PR) informa à população que a Prefeitura Vinhedo, através da Secretaria de Saúde, montou mais um Grupo de Trabalho Antitabagismo, que atuará na região da Capela a partir da próxima semana. No momento já existe um grupo no Centro Médico. 
Os interessados em parar de fumar podem comparecer às reuniões que acontecerão todas as terças-feiras, das 17h às 18h, na Policlínica da Capela. O é grupo aberto, de acesso livre. Basta que o interessado vá ao local para participar do programa, que conta com o trabalho de médicos e psicólogos, além de oferecer gratuitamente a medicação nos casos em que ela se faz necessária para o tratamento do vício em nicotina.
A avaliação de cada paciente é feita através de exames clínicos e laboratoriais, para verificar o grau de dependência química em relação ao cigarro. Quando necessário, os participantes do grupo também terão atendimento individualizado. 
“O cigarro é um mal cada vez mais presente em nossa sociedade, já que a cada dia os jovens começam a fumar mais cedo; esse tipo de trabalho, promovido pela Prefeitura, contribui com todos aqueles que lutam para largar o vício, mas careciam de um acompanhamento adequado, e também as famílias dos fumantes e pessoas do seu círculo social, que não mais precisarão conviver passivamente com o fumo”, explicou Rubens Nunes.
Tabagismo 
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que um terço da população mundial adulta, o que corresponde a cerca de 2 bilhões de pessoas, sejam fumantes. A cada ano mais de cinco milhões de pessoas morrem no mundo por causa do cigarro. 

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, indicam que cerca de 200 mil mortes por ano no Brasil são decorrentes do tabagismo. O hábito de fumar está relacionado a mais de 50 doenças, entre elas diversos tipos de câncer, como o de pulmão e de boca, além de doenças cardiorrespiratórias e derrame cerebral. 

Além de beneficiar a própria saúde, deixar de fumar também favorece a saúde e o bem-estar dos familiares que não têm o vício. Uma pesquisa da Universidade de Aberdeen, na Escócia, apontou que pessoas que moram com fumantes, também chamadas de fumantes passivas, estão dez vezes mais expostas a poluentes do que aquelas que vivem em casas onde não há tabagistas.